SONHOS PODEM SER PROJETOS DE VIDA
Sonhos podem ser projetos de vida,
ou podem ser simplesmente sonhos que um dia foram sonhados,
mas jamais realizados, ou ao menos tentados...
Ósculos e amplexos,
Marcial
SONHOS PODEM SER PROJETOS DE VIDA
Marcial Salaverry
A grande verdade é que sempre estamos tentando realizar algum sonho em nossa vida, mas existem pessoas que se gabam de viver "com os pés no chão", e por conseguinte, encaram a vida apenas sob um prisma realista, limitando-se a viver o dia a dia, com tudo planejado, tudo certinho, tudo dentro de um esquema bonitinho, nada fora da realidade real e que pode ser realisticamente realizada e realizável.
Assim sendo, não admitem imprevistos. Qualquer coisa que saia fora do planejado, causa horror. Se estão acostumados a levantar-se às 5h33, permanecer no banheiro até as 5h57, tomar o café da manhã às 6h03 e sair de casa às 6h24, não admitem um minuto sequer de atraso, e apenas aceitam uma certa imponderabilidade no trânsito, pois eventuais imprevistos são inevitáveis, mas chegam a ficar desesperados quando percebem que algo vai sair fora de seu controle.
Por outro lado, existem pessoas que são incapazes de viver a vida dessa maneira, dentro dessa realidade real, etc. .., e ficam geralmente "nas nuvens", sempre imaginando coisas que poderiam fazer. Estão sempre com planos mirabolantes. Como o papel aceita tudo, fazem projetos mil, imaginam mil coisas, não parando para sentir a possibilidade de seus projetos serem concretizados. Assim sendo, como vivem em uma espécie de mundo irreal, sempre perdidos em seus devaneios, nunca se frustram quando algo não dá certo. Com a mesma facilidade com que fizeram os planos que goraram, partem para novos projetos. Estão sempre imaginando coisas, traçando projetos na maioria das vezes inexequíveis. Deixam a vida passar sem nada realizar, sempre sonhando com o que poderia ser feito. Sempre com algo grandioso planejado, mas apenas planejado...
Meu célebre guru L’Inconnu, enviou uma mensagem muito interessante sobre o assunto em pauta. Vejam que profundidade de pensamento:
"Planejar é deixar de sonhar. Sonhar é deixar de planejar. O ideal é o meio termo. Planejar sonhando, ou sonhar planejando."
Efetivamente, como tudo nesta vida, devemos saber observar o meio termo ideal, pois se formos demasiadamente ortodoxos, e vivermos apenas dentro do mundo real, deixaremos de ter ilusões, deixaremos de sonhar, e isto faz parte da vida. Sempre precisamos ter algum objetivo, algum sonho, algo porque lutarmos. A vida fica meio sem graça, se a vivermos estritamente dentro de sua realidade nua a crua.
É inerente ao ser humano sempre buscar aquele algo a mais. Devemos contudo, manter o equilíbrio, pois de nada valerá traçar projetos impossíveis. Apenas perderemos tempo de nossa vida, que poderia ser melhor aproveitado se houvéssemos melhor planejado tudo. Chega a ser uma necessidade vital termos alguma meta para ser atingida. Nunca poderemos estar totalmente satisfeitos com aquilo que temos, pois isso nos levará a quase deixar de viver.
Existe um provérbio muito interessante, que diz:"Não tenho tudo aquilo que amo, mas amo tudo aquilo que tenho." É uma grande verdade, e nesse provérbio está encerrada uma linda lição de vida. Não ter tudo aquilo que ama, é simplesmente sempre estar com algo em mente, algo porque lutar, algo para ser conseguido ou conquistado. Seja um objeto desejado, ou mesmo um amor, alguém a quem desejamos, mas não temos. Sempre será um objetivo, algo porque lutar, mas é importante amarmos tudo aquilo que temos, pois sempre foram resultado de sonhos antigos, algo que foi muito desejado e conseguido, e deveremos amar e manter essas conquistas.
Procurar novos sonhos, mas sem esquecer o que já foi conseguido, muitas vezes com muita luta.
Finalmente, "sonhar planejando...". Esse é o ideal. Termos nossos sonhos, porém dentro de parâmetros ideais. Planejarmos nossos sonhos de maneira a podermos executá-los, dentro de nossas reais possibilidades, a fim de evitar que se transformem em pesadelos.
Neste momento, tenho um sonho que espero esteja sendo realizado, ou seja que todos tenhamos UM LINDO DIA.
"Sonhar é viver...
Viver dentro de um sonho,
É ter um porvir risonho...
Marcial Salaverry"