D e l i c a d e z a
ESTAMOS vivendo uma época que, inegavelmente, avançou muito na tecnologia. É um fato. Mas, infelizmente, involuiu no que diz respeito às relações humanas. Não me refiro ao absurdo dos altos índices de violência (este assunto é até discutido e precisa ser tratado com urgência), mas ao retrocesso na prática da cordialidade, das relações entre as pessoas, da delicadeza, gentileza, educação. Não que antes fosse um primor, mas havia muito mais delicadeza e educação. Hoje isso é fruta braba. É claro que há exceções, meras agulhas no palheiro, a grossura impera.
Sou totalmente defensor dos direitos humanos, cidadania,direitos das minorias... Mas acho (pelo que presencio) que está havendo um certo abuso no que diz respeito ao exercício da igualdade social. É que a gentileza e a delicadeza, não raro, estão sendo interpretados como afirmação de superioridade. O cavalheirismo e até o romantismo estãode alguma forma sendo rechaçados por parecerem uma forma de superioridade, o alvo da delicadeza reclamando, exigindo igualdade e neca de gentileza. A delicadeza seria a uma forma de dominação. Posso estar exagerando, mas acho que a delicadeza está pela bola sete e o romantismo está na UTI.
De minha parte vou continuar exercitando a gentileza, a delicadeza e sendo romântico, aquele tipo decara à antiga que ainda manda flores para a amada. Inté.