MEUS MISTÉRIOS

MEUS MISTÉRIOS!

Mistérios. A história é farta em relatar os inúmeros fatos acontecidos, que desde as mais priscas eras e até hoje, são motivos de incertezas, sem explicações de como se sucederam. Os chamados hieróglifos, escritas dos antigos, quando ainda nem se imaginava a existência do alfabeto, encontrados principalmente nas cavernas, que durante séculos permaneceram indecifráveis. A construção das pirâmides do Egito, do modo como os egípcios conseguiram construí-las, levando aquelas enormes pedras perfeitamente ajustadas, nas alturas onde se encontram; as grandes maravilhas da humanidade e tantos outros monumentos, artes, escritos que nos causam dúvidas de como foram construídos e qual a sua finalidade, e em se decifrá-los. E, isso se repetiu todas as regiões do mundo. Se bem que, atualmente, haja explicações de muitos trabalhos da antiguidade, já desvendados pelos cultores dessa área. Inclusive, sobre mistérios na antiguidade, há O Grande Livro dos Mistérios da Antiguidade, de Peter James e Nick Thorpe, onde se pode tirar muitas dúvidas daqueles que se interessam pelo assunto.

Outros casos de mistério, já na modernidade, os desaparecimentos e acidentes de aviões, navios, sem que tenhamos ciência de como se sucederam, muitos dos quais sem se ter certeza do motivo, se houve erro humano ou pane em seus equipamentos.

Existem, também, e devem ser citados, os mistérios da religião católica, os dogmas, como são chamados, que a Igreja impõe a seus seguidores, como é o caso dos sacramentos, batismo, comunhão, a virgindade de Maria.

A literatura, por outro lado, é pródiga em explorar o mistério, com número incalculável de livros. Agatha Christie é um exemplo, com sua significativa produção, na área de casos misteriosos envolvendo crimes. Assim como, Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, famoso detetive, A Mulher na Janela de A.J. Finn, e tantos outros.

Em um de meus livros Tempos Transcorridos, há um pequeno conto, chamado Os Extraterrestres, onde relato a história do Major Nunes, um militar já na reserva, que largou a vida boa, e foi morar em Tabajara, nos confins do Pará, sem qualquer tipo de

mordomia, como luz elétrica, celulares, onde havia servido, quando na ativa. Apaixonou-se pelo lugar, e voltou tornando-se uma espécie de prefeito. Inesperadamente, em determinadas noites, começou a aparecer um OVNI com seres extraterrestres, que emitiam raios de luz verde, ocasionando feridas nos habitantes do pobre lugarejo, alvejados pelos fachos. Coisa inexplicável, um mistério. Fez de tudo para resolver o problema da população e não conseguiu, tendo um fim trágico.

Em outro meu livro, O Passado Sempre Presente, ao comentar sobre figuras típicas que toda cidade tem, fiz referência, bem sucinta, de uma “figura mística, de altura elevada, imponente, todo de preto, inclusive o chapéu, sempre montado em seu cavalo, igualmente preto”.

O Zastraz, como era conhecido, vivia no meu tempo de criança. Diziam que tinha poderes da magia negra. Sua presença causava, não só em mim, mas em todos da minha turma de moleques e em muita gente, tremenda onda de medo. Só de vê-lo passar, já dávamos no pé, correndo sem olhar para trás. Dele são contados diversos casos sobre seu modo de vida. Morava atrás do cemitério da Saudade, o mais antigo de Santo André. Como amante do futebol, eu frequentava, todos os domingos o estádio do Corinthians, na Vila Alzira, que disputava jogos da segunda divisão do futebol paulista, e via o Zastraz entrando montado em seu cavalo, e dali assistia ao jogo. Ficava imutável, atrás de um dos gols do campo, Inacreditável. Deixá-lo entrar devia ser um meio do porteiro agradar o misterioso cidadão, temendo ser alvo dos possíveis dos ditos poderes do mago. Outros diziam vê-lo toda as sextas-feiras à noite andando na escuridão, em cima do muro do cemitério, vizinho de onde morava, com a mesma indumentária tradicional e uma vela acesa na mão. Imaginem o pavor de quem, naquele momento, que por ali passasse, vendo aquele quadro aterrorizador!

Finalizando, até nesse período de pandemia, estamos diante de um mistério, pois há dúvidas quanto a origem do vírus aparecido na China.

Será que foi provocada sua existência? “Qui lo sà”?

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 15/07/2021
Código do texto: T7300252
Classificação de conteúdo: seguro