Coragem Moço; Isto é um Jogo

Numa certa época de dificuldades, algumas pessoas andavam de cabeça baixa, perguntando-se se valia a pena trabalhar, trabalhar e trabalhar, para no final do dia, depois de estar muito cansado, verificar que não fez nada de excepcional, apenas viveu mais um dia corriqueiro, levando-se pelo frenético movimento de mais um dia de labuta. Esse incômodo que se instalava no peito dessas pessoas se agigantava como se fosse um monstro terrível, varando a noite e não as deixando dormir um sono profundo; daqueles que nos deixaram inteiramente recuperados para enfrentar o dia de amanhã.

Esse desânimo solitário passa a se refletir como se fosse uma marchinha de carnaval, daquelas que possui um mesmo ritmo, com repetições de estribilhos, a ponto de qualquer folião entendê-la num só instante, mesmo sendo uma música inédita. Isso quer dizer que o poder de repetição se entrava em nossa mente, não nos deixando sair do travamento moral que o dia-a-dia nos condicionou. Essa realidade é cruel e muitas vezes as pessoas ficam embrenhadas nessa teia que prende a alma, tendo consciência que precisam tomar uma atitude, mas sentem-se muitas vezes impotentes para poder alcançar um solução que seja apocalíptica.

Nesse contexto, o equacionamento do problema parece um pouco distante e sem um rumo aparente. Ocorre que essas pessoas procuram algo que têm noção sobre sua existência, mas não a encontram, como se fosse o ar que respiramos, ou seja, ele existe e nossas narinas e nosso pulmão é que fazem a sua captação, no entanto, para nós - como fato concreto – não é visualizado como relevante, mesmo sabendo que sem ele não poderíamos sobreviver. Talvez as coisas mais simples num momento como esse é que contêm a essência daquilo que necessitamos para alcançarmos a plenitude da paz interior.

Eu, particularmente, como uma pessoa que deseja o bem para todo mundo, posso dizer uma frase de incentivo para a pessoa que passa por esse dilema. Ela é simples e tem um significado de muita importância nesse cenário lúdico, porque visa despertar na alma da pessoa atacada a sua própria força interior. Sim, porque todos nós temos dentro do nosso espírito um plugzinho que muitas vezes não sabemos apertar, bastando que alguém nos lembre que ele existe e que precisa ser acionado. Bem, você deve estar esperando que eu diga logo qual seria essa frase de incentivo. Não é ???

Olha, não quero criar nenhuma expectativa e nem ser cretino ao despertar seu senso de curiosidade e não satisfazê-lo de imediato. Mas faço isso de propósito, até porque eu preciso que você sempre se lembre sobre o que vou dizer-lhe, até porque aquele leitor mais atento já deve estar imaginando qual seria essa frase, pois o texto a sugere.

Aliás, vou dizer isso porque um dia alguém me disse e eu jamais esqueci. Afinal, alguém me disse desta mesma forma? Ou seja, com esse suspense todo...Creio que não, ou melhor, já faz algum tempo e por isso já esqueci de que forma me foi dito. Enfim, acho que você já descobriu o que tenho para dizer, por isso acho que nem vou revelar mais, para que você possa ler o segundo capítulo desta mensagem. Olha, acabei de dar mais uma dica, pois me referi a uma mensagem. Será mesmo uma mensagem???

Nem eu mesmo sei! Não... não é uma mensagem!. Isso é óbvio, pois como poderia uma mensagem dar-lhe força suficiente para enfrentar o seu estresse??? Isso só você mesmo pode responder, com uma reflexão bem profunda, acionando seu lado nostálgico e verificando se no passado já existiu algo que lembrasse esse perfil e se você já superou um problema desse jaez. Acho que sim, você é uma pessoa vivida, já teve muitas dificuldades e já superou todas, será que mais uma o deixará prostrado? Mesmo não te conhecendo eu acredito em você... Não é possível que só eu acredite...

A história é feita de homens valentes. Existiram e ainda existe pessoas que dão a vida pelo que acreditam. Muitos já tombaram para defender seus princípios e sua honra. Mas não é preciso morrer – chegar a esse extremo – para superar o seu estresse do dia-a-dia. Basta que você mesmo se conscientize que pode superar mais esse obstáculo. A melhor solução para os meus problemas é olhar para os problemas dos outros e enxergar que têm pessoas que sofrem muito mais que nós e nem por isso desistiram. Muitas vezes enquanto recrimino um filho indisciplinado, tem alguém chorando porque o filho é um viciado. Enfim, na medida em que individualizo as dificuldades, passo a entender a felicidade. Só é feliz quem a procura. A pessoa que vive a vida lamentando, perderá o caminho da felicidade.

Já que isto é um jogo, finalizo revelando minha frase, não só para satisfazer sua curiosidade, mas principalmente buscando a tentativa de fornecer-lhe energia para superar qualquer obstáculo: CORAGEM MOÇO!!!

Machadinho
Enviado por Machadinho em 09/11/2007
Código do texto: T729930