¿Soda Stereo? (Dia do Rock) *
Em 2013, eu e minha namorada decidimos ir a Buenos Aires. A ideia surgiu durante um sorvete no pátio de um shopping. A loja da CVC facilitou as coisas. Foi só escolher o destino, hotel, duração e época, tudo num pacote baratinho — como dizem: que caiba no bolso.
Com o negócio fechado, eu teria que recordar o “Español”, traçar o roteiro e mergulhar na cultura portenha. Foi aí que conheci o grupo de rock argentino Soda Stereo. Numa banca de jornal, bairro do Ipiranga em São Paulo, estava em destaque, se oferecendo, uma revista especial da Argentina. Essa revista oferecia exatamente o que eu precisava: um “intensivão” da Capital da Argentina.
Dentre as recomendações, estava a música En la Ciudad de la Furia, do Soda. Eu já conhecia e gostava de alguma coisa do rock n’ roll argentino: Serú Girán, Charly Garcia, Diego Torres e Fito Paez. Ouvi e gostei da canção recomendada, bem como de quase toda a discografia.
Estávamos na Calle Florida e um restaurante anunciava o show do Soda Stereo Cover. Perfeito, início da primavera — na Calle Florida —, na última noite de viagem, bebendo cerveja Quilmes e vendo um show do Soda Stereo Cover.
É incrível como um grupo desses passou despercebido pelo brasileiro. Em 2014, o Soda Stereo chamou a atenção dos nossos jornalistas e a curiosidade de alguns leitores por causa da morte do vocalista, Gustavo Cerati. Infelizmente, para os brasileiros, o conjunto continuou obscuro e Ceratti continuou sendo apenas uma marca de mortadela.
O mercado brasileiro é fechado a músicas em espanhol; de vez em quando, alguém rompe essa barreira. O grupo argentino, estranhamente, é quase inexistente aqui, apesar de competente, reconhecido e premiado em outros países. Uma ligação com o Brasil é a gravação de uma versão de De Música Ligera pelo grupo brasiliense Capital Inicial. A carreira solo de Gustavo Cerati também merece atenção, apesar de interrompida prematuramente.
O Soda Stereo não existe mais, mas deixou uma discografia extensa e excelente. Com o Spotify, não é impossível nem é tarde para conhecê-la.