Nas margens desse lindo rio


Nas margens desse Lindo Rio
Nas margens desse rio que fica em minha cidade natal Uruguaiana, paro para meditar e refletir sobre minha caminhada nessa vida. Caminhada que só me enche de orgulho, pois enfrentei tantos desafios nessa vida. Sou a filha menor de uma família de sete pessoas que viu na sua infância fartura e uma vida de classe media alta. Onde viagens foram feitas com a família toda para conhecer vários lugares. Estudei na melhor escola particular da época Escola Nossa Senhora do Horto onde aprendi a ler e desenvolver o gosto pela leitura e teatro. Participei também da banda da escola onde éramos sucesso nos desfiles. Tive uma infância muito boa. Nossa família era muito unida, onde aprendemos valores e educação onde aprendi que estudar seria muito importante em minha vida. Sempre estive rodeada de livros, na escola e em casa onde meus pais compravam livros infantis para minha leitura. Aprendi a ler muito cedo e gostava de escrever pequenas poesias. Adorava passar as tardes brincando no jardim e criando no meu imaginário infantil histórias, assim meus dias passavam com contos de bruxas e dragões ou mesmo o gato de bota que foi meu primeiro livro. Ser criança naquela época era ser feliz . Sempre tive amigos que eram vizinhos e brincávamos à tarde quando os pais sentavam na frente das casas para cuidar dos filhos. Na época de São João as famílias se reunião para fazer a famosa fogueira e brincávamos ao redor dela. Os pais faziam as comidas e reuníamos num terreno vazio para brincar com as famílias naquela festa tão legal que era a Festa de São João. Quem viveu naquela época era muito feliz por que havia amizades e as pessoas eram felizes. Hoje, infelizmente nada disso acontece já não fazem mais fogueiras e as festas acontecem nas escolas. E atualmente em tempos de pandemia nada disso pode acontecer por que escolas estão fechadas e não podemos aglomerar. Triste essa realidade em que vivemos hoje!
Minha juventude fiquei mais reclusa em casa, estudava muito, praticava esportes e pratiquei judô no qual fui muito boa. Sempre estava com um livro nas mãos, sonhava acordada com viagens para a Europa, Itália, França, Grécia e outros países que minha leitura me levava. Algumas vezes ia a bailes com meus pais e amigos. Ao entrar na Universidade participei de Projetos Rondon e viajei muito com expedições em vários estados do país. Sempre estava envolvida com algo social em prol da humanidade. Projetos de vacinação em que o Projeto Rondon participava, lá estava eu. Na época da Guerra das Malvinas também participei ativamente na arrecadação de comida e agasalhos para enviarmos para lá. Sempre gostei desses aspectos humanitários e me sentia útil à humanidade. E nos momentos de folga eu escrevia poesias relatando os aspectos sociais os quais presenciava. Cresci muito como ser humano com o Projeto Rondon, aprendi que devemos estender a mão sempre que for necessário ao nosso irmão. Essa sou eu a Vera Salbego. Hoje, aposentada depois de trabalhar 28 anos como Professores na rede Municipal e estadual e particular na cidade de Guaíba RS .Iniciei minha profissão em minha cidade natal Uruguaiana RS em 1984 e minha primeira escola onde trabalhei fui na escola municipal Rui Barbosa. Depois me mudei e vim para Guaíba onde estou até hoje.
Aqui cheguei jovem com 26 anos e amadureci em minha jornada nessa vida, aprendendo cada dia a ser consciente com nossa vida e amando a cada dia com a esperança de dias melhores. Flanando ao sabor dos ventos e reinventando a cada momento nossa expectativa de vida. Com metas alcançada e hoje feliz por ser essa mulher madura e realizada na qual sou. Professora, Escritora e Poetisa que ama a vida em sua totalidade por que sou quem sou e sou feliz.
Vera Salbego