CUBA EM EBULIÇÃO DEMOCRÁTICA

CUBA EM EBULIÇÃO DEMOCRÁTICA

terça-feira, 13 de julho de 2021

De ontem ou anteontem para cá tomamos conhecimento de mobilizações e protestos populares por cubanos em seu país, a princípio pedindo saúde e comida. Mas trazendo em seu bojo um pedido de liberdade, haja vista que o regime político lá é o do comunismo, com sérias restrições às liberdades cidadãs.

A internet foi o veículo mais usado para divulgações dessas manifestações. E de certa forma até surpreende isso em função das limitações que a população possui, e este veículo, como sabemos, tem alcance global. Mesmo que se saiba que eles são rigorosamente controlados em suas participações na rede mundial de dados.

O que se ficou sabendo não foi suficiente para se tomar pé quase que de coisa alguma. Mas mostraram parte do povo nas ruas, manifestando contrariedade àquele regime, o que é alvissareiro para o resto do mundo, que se coloca em suspense sobre todos os desfechos futuros que tais mobilizações possam render.

De antemão é se colocar prontamente, de forma contrária, à existência desse regime de governo, que oprime pessoas e a população de um país. O mundo nesses últimos tempos tem avançado bastante em confrontar-se com isso. Dois dos exemplos marcantes que tivemos num passado recente foi a queda do muro de Berlim e o desmonte da União Soviética, o que gerou mudanças nas vidas de milhões de pessoas, antes subjugadas a tal regime ditatorial e opressor.

No entanto, existem organizações mundiais que foram criadas com o fim de equacionar muitas situações infelizes as quais algumas populações esbarram e encontram. A ONU, a OEA e a OTAN deveriam manter ações mais contundentes em situações críticas como a de Cuba, mesmo se sabendo que elas possuem restrições regionais, também voltadas para defesas militares, por que em se tratando de populações no mundo, este processo deve ser homogeneizado, para benefício de todos no planeta.

Agora é aguardar tais desfechos e ver o que deu e, principalmente, sobrou daquele país e sua população sofrida.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 13/07/2021
Código do texto: T7298416
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.