Opção pela saudade

CONCORDO que se deve dar prioridade aos assuntos atuais, principalmente num tempo de crise política e sanitária, fato que já ceifou tantas vidas,com o agravante do país estar sendo conduzido por um governo irresponsável e psicopata. Assim, tratar de outros assuntos pode ser pura perda de tempo. Sem dúvida não agrada a maioria dos leitores.

No entanto, há pessoas teimosas que sempre insistem em contrariar a lógica, ou seja, em escrever fora do foco do momento. Pessoalmente, mesmo tratando de assuntos atuais, me incluo dentre aqueles que são contracorrente, gostam de mexer e remexer no baú do passado, cascatear lembranças, tratar de reminiscências. Confesso que esse é o tipo de assunto que me dá mais prazer. Sou sou um saudosista inveterado. Sou um cara analógico, não me adapto aos novos tempos. Detalhe: ainda escrevo cartas e posto nos Correios. Uso máquina de escrever e prefiro o rádio à televisão. Celular possuo um antigo que só uso para falar com uma filha que mora em Pesqueira. Internet? Estou nela,apenas neste Recanto, ajudado pelo neto.Mais: livro só leio se for impresso.

Sei que sou alvo de risos, deboches e todo tipo de gozação,inclusive do meu entorno. Mas como posso mudar se já sou velho e adoro meus hábitos, usos e costumes? Tudo bem, respeito a moda,a tecnologia, o novo tipo de sociedade, mas não abro mão do meu passado,lembranças e saudades. Sobre minha reação aos deboches, sempre ando com uma anotação na carteira, um trecho de uma crônica do saudoso Antonio Matia, tiro-a da carteira e leio:

"Não desprezeis minhas humildes saudades,mas buscai,em vossa meninice, lembranças parecidas com estas e elas vos restituirão um certo apego, um pouco de bem querer aos dias de hoje,tão sem graça na sua maioria".Bingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/07/2021
Código do texto: T7296610
Classificação de conteúdo: seguro