EIS O RESUMO DA ÓPERA

C'EST FINI

sábado, 10 de julho de 2021

Numa outra matéria desenvolvida aqui mesmo neste espaço, fiz citação à uma afirmação que diz que "o Brasil não é para amadores e nem para principiantes". E é bom que a vivamos repetindo para que todos o saibam. Talvez assim a conscientização se instale nele e deixemos de nos levar pelos muitos farsantes que nele existem.

É muito comum também dizer-se que a Educação em nossa terra é deficiente. Mas isso já vem de longa data. Digamos que de uns quarenta anos para cá, porque antes desse período a coisa era bem e muito diferente.

Daí que é necessário se focar nesse tema: Educação. Porque a nossa gente está de mau a pior nesse âmbito. E a falta de respeito é praticamente coletiva. A começar pelo próprio lar do brasileiro. Já não se respeita até mesmo os pais, em casa, como que então se respeitará alguma coisa fora dele?

No trato com as autoridades do país, raros, raríssimos sabem qual o tratamento a ser dispensado a qualquer delas. Na imprensa, por exemplo, seus integrantes reportam-se à elas de forma totalmente equivocada. Os tratamentos de Senhor, Vossa Excelência e Vossa Senhoria, praticamente inexistem. Talvez ainda só nas reuniões no Congresso Nacional ou num tribunal judiciário, por razões óbvias.

O Presidente Bolsonaro acostumou-se, ao sair ou retornar para casa, após seu expediente normal, fazer uma parada junto a um cercadinho criado nas adjacências de onde mora, para atender a alguns simpatizantes que ali vão para homenageá-lo e conversar com ele. Mas é nessa hora que se observa que grande parte dessas pessoas não sabe como tratar a maior autoridade do país.

Não se precisa ter apuro nas circunstâncias, mas é comum ver e ouvir de algumas delas tratá-lo de você ou pelo próprio nome, Bolsonaro. E quem desses tivessem a oportunidade de saber como eram os tratamentos nas décadas de oitenta, setenta ou outras anteriores? Ficariam espantados e, por que não dizer, até aterrorizados, por tanta ignorância.

Mas isso anda rolando em toda a sociedade (população) brasileira. Não se respeita mais nada e nem a ninguém. A vulgaridade e a mediocridade tomaram conta de tudo. E o que se vê? Só horrores.

E que ninguém tenha esperança de que algo mudará. Se isso acontecer, será para pior. Porque os indícios e as práticas que estão aí à disposição de todos, assim o mostram e define. C'est fini.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 10/07/2021
Reeditado em 10/07/2021
Código do texto: T7296478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.