O excesso de sinceridade
O excesso de sinceridade
Sinceridade demais assusta.
Quando começo dizendo pra alguém: "Vou ser sincera com você..." - a pessoa já arregala os olhos como que temendo o que vou falar.
É como se a minha sinceridade fosse um meteoro ou uma espécie de míssel destruidor.
Não entendo, pois as pessoas querem uma opinião ou conselho, mas no fundo só querem ouvir aquilo que lhes agrade e nem sempre será assim. O senso crítico e a opinião própria fica aonde? Não vou deixar de falar a verdade para agradar a massa.
Percebi que sinceridade demais assusta. Você perde amigos e corre o risco de ficar sozinho pra sempre. Poucos os que te entenderão. O que fazer então nesse mundo onde as pessoas querem só ouvir boas coisas, serem elogiadas, curtidas, comentadas com o "nossa, você está linda" sem estar ou "Te adoro" sem gostar?
Aprendi que não vale a pena ser tão radical. Sinceridade sempre, mas sem excesso.
Como assim?
Sem exagero, por exemplo: A roupa ficou feia na sua amiga? Sim, tá horrível, mas ao invés de usar essa palavra "horrível" mesmo entendendo que está horrível, seja gentil. Um "Não ficou bem em você" ou "eu vi uma outra roupa que ficaria melhor em você" ajuda bastante. Às vezes, não é porque a pessoa não quer que vc seja sincera com ela e, sim porque ela precise que vc seja gentil.
Cada um tem uma luta que trava todos os dias consigo mesmo e, se sairmos atropelando todo mundo com um tanque de guerra não sobra ninguém.
Por isso devemos ter equilíbrio na nossa fala e postura. Claro, sempre ser sincero, falar a verdade, mas a verdade com amor é sinceridade e uma verdade sem misericórdia nunca é de verdade, e sim para agradar o próprio ego. Sinceridade demais assusta os maus e os bons. Então, devemos aprender usar a sinceridade sem maltratar, afinal se queremos que o outro lado mude devemos demonstrar com nossas próprias atitudes em relação a ela.