T r a t a t i v a s

JAMAIS vou negar que sou um velho meio intolerante Sou, e sou ainda mais intolerante e chato com as besteiras e modismo imbecil. Detesto, por exemplo a linguagem empolada dos medíocres metidos a saberôtos, certa expressões e palavras que usam para se amostrar, bancar o intelectual em compotas ou o bambambã de marré-deci. Detesto igualmente blablablá. Numa maltraçada, meio antiga, contei um fato acontecido quando Graciliano Ramos era revisor de um grande jornal do Rio de Janeiro. Ele detestava certas palavras bestas que achava ser mero enfeite. Uma delas era outrossim. Pois bem, estava sentado com um lápis vermelho à mão, tomando sua cachacinha e fumando seu cigarrinho Selma, revisando um texto de um figurão da ABL quando, de repente, se deparou com a palavra outrossim. Não teve dúvida, riscou a palavra de vermelho e escreveu na margem: "Outrossim é a puta que o pariu!". . Não é invenção, é fato verídico. Ninguém estrilou, absorveram de boa a observação do Velho Graça.

No momento, além de destarte e outras palavras chatas, estou puto com uma palavra que é repetida a três por quatro na CPI da pandemia (só assisto a pedacinhos), é a palavra "tratativas". Vira e mexe interrogadores e depoentes dizem essa palavra babaca. Por que não acordos? . Essa palavra é meio ridícula e está se popularizando de outra forma. Ontem uma babá aqui do prédio, muito engraçada e viva, disse ao servente, um carinha folgado e engraçado: "Você pensa que eu sou besta, neguinho, nãofoi esse tipo de tratativas que fiz com você". Na mesma CPI é de lascar o cano uma expressão qe os prolixos pronunciam para se estender: "Só para concluir, senhor presidente". E tome chateação.

No mais, como dizia Graciliano, a palavra foi feita para dizere nao para brilhar ou enfeitar. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/07/2021
Código do texto: T7293825
Classificação de conteúdo: seguro