*Prefeito não tem pai (04/07/2021)

O jornalista e escritor, Graciliano Ramos de Oliveira, autor de grandes obras da literatura brasileira, dentre elas: “Vidas Secas”, publicada em 1938, é natural de Quebrangulo, Alagoas.

O que pouca gente sabe é que ele fora prefeito de Palmeira dos Índios (AL), de 1928 a 1930, quando renunciou ao cargo.

Naquele tempo, as cidades interioranas já praticavam o clientelismo, cujas relações pessoais acontecem motivadas por troca de favores eleitorais.

Biógrafos do romancista contam que o prefeito enfrentou todo tipo de resistência para quebrar com essa prática ... E que brigou até com o pai, após mandar um fiscal multá-lo por descumprir a ordem de não deixar animais soltos nas ruas.

“Quando o pai magoado, reclamou, Graciliano teria respondido: - ‘Prefeito não tem pai. Eu posso pagar sua multa. Mas terei de prender seus animais toda vez que o senhor os deixar na rua’.”

O velho Sebastião Ramos, era dono da maior pocilga da cidade com a

qual ajudara a pagar os estudos do filho.

Pois bem,

Quase 100 anos depois, os porcos de ‘seu’ Sebastião, resolveram passear em pleno domingo, na cidade de Patos, Paraíba, fato registrado por um internauta que achou a cena “inusitada”.

O que pensar?

Como o coronelismo ainda é um traço marcante em muitos locais do nordeste: ou os políticos não quiseram seguir o exemplo de Graciliano Ramos ou o povo ainda não aprendeu a votar. Eximo apenas os porcos...

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 05/07/2021
Reeditado em 23/01/2022
Código do texto: T7293498
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.