VAMOS À... LIVE ?!

VAMOS À... LIVE ?!

Não tenho simpatias por "LIVES", acho a imagem de um rosto qualquer, falando, algo meio cansativo e pouco atrativo, MONÓTONO, resumindo. Vi apenas 3 até esse instante, 5 ou 6 minutos somente. Na de hoje, domingo, 4/julho, o "webnário" "A Salvaguarda da Capoeira da Amazônia Legal"... não entendi o LEGAL mas, mesmo assim gastei uns 20 minutos de meu tempo na lanhouse, que uso para digitar meus escritos e assisti a 2 relatos um tanto burocráticos sobre a criação (em cada Estado) de entidade oficial tutelada pelo IPHAN e visando desenvolver E APOIAR a Capoeira. Os 2 Mestres reconheceram que houve evolução a partir da efetivação (ou instalação) desses "braços" do IPHAN federal. Ouso discordar, ao menos no caso de Belém, porque o IPHAN local -- tão criticado com relação a prédios e monumentos tombados -- também não se destaca quando o assunto é contactar e relacionar capoeiristas, cadastrar professores antigos hoje Mestres ou em ao menos CONVIDÁ-LOS para fazer parte do Quadro efetivo desse "nicho cultural" agregado ao IPHAN-Belém.

Penso que a IDÉIA mais válida hoje -- partindo do IPHAN e sob sua supervisão -- é SALVAR a memória da Capoeira local comprando (de quem o tenha) seu acervo de fotos, vídeos, cartazes, convites, vídeos, gravações em fita cassette e VHS, enfim, todo O MATERIAL produzido em função da Capoeira de todo o Pará, incluindo teses, ensaios, jornais, livros, etc. ~

Não lhes adianta "endeusar" 3 ou 4 antigos e virar as costas aos demais Mestres, a meu ver com mais atuação e merecimento... "opinião não se discute", já diziam os ancestrais. A um amigo que sugeriu fazer dos meus "rabiscos" um livro a respeito da Capoeira de Belém (e apenas dela, que mal conheci) respondi que "só dou pancadas", tachado de "MARTELO" pelas esquinas -- "o que BATE em tudo e todos" -- coisa que nem me aborrece, é minha descrição exata.

Não pretendo "dar marteladas" no IPHAN-Belém porém, com tal título no Facebook, só achei "perfil" vazio, com o subtítulo de COMÉRCIO ou algo parecido. (Idem para um certo Cyro Lins !) A foto de Ana Kallás -- do acervo IPHAN ?! -- foi infeliz, teriam melhores por lá para ilustrar a reportagem "Em defesa da capoeira", de 3/07/2021, no jornal Diário do Pará. Sempre detestei o termo CAPOEIRA quando escrito com letra minúscula... já em 1994 alegava que as mudanças e melhorias na nossa Dança-Luta deviam começar por adotar sempre letras maiúsculas, "caixa alta", antigamente.

Da tal "live" sobrou pouco... não houve praticamente convocação pelo "Face" -- claro, o espaço se acha "inerte" -- passei a semana sem ver o convite para a LIVE. Infelizmente, a Capoeira continua pouco atrativa e o tema -- um tanto burocrático -- não ajudou ! Dos minutos que assisti, vi os erros de sempre e toda a ESTRUTURA de um gigante como o IPHAN "não deu as caras" na LIVE... se fosse filmado E EDITADO ( a partir de roteiro, script) se evitariam as falhas na exibição de "slides" (via Power Point, quero crer), a monotonia de falas do tipo "Viva o Iphan" -- não faz mais do que sua obrigação funcional -- além do corte intempestivo dos depoimentos sem que os 2 mestres que vi completassem suas estórias de vida.

Faltou "chroma key" com "logo" do evento atrás do rosto, do corpo do depoente, mais uma vez quem falou "de casa" manteve o notebook na altura do pescoço (um mestre inclinava-se para falar), discursando "para baixo", como um condenado depondo. Há muito o que melhorar... façam as próximas LIVES "em circuito fechado", remontem os depoimentos com som e belas imagens e só depois postem no YT. A Capoeira MERECE o melhor, por favor !

"NATO" AZEVEDO (em 4/julho 2021, 14hs)