O cerco ao Circo
Entre aspas porque a frase vem do próprio presidente da CPI, dirigindo-se a seu colega senador: "aqui, o maior palhaço é você." Dispensou até o habitual tratamento de "Vossa Excelência", mesmo quando as palavras são ofensivas. Ora, para quem sempre ouviu dizer que "lugar de palhaço é no circo", então são eles mesmos que admitem que ali é um circo.
Por isso, forças externas já estão fechando o cerco para impedir as "palhaçadas." Se eles próprios não se dão ao respeito, a CPI perde a credibilidade, fazendo com que alguns depoentes recorram ao STF, receosos de ali sofrerem constrangimentos. É público e notório que muitos dos inquiridores fogem ao foco das questões, com vistas a denegrir a imagem do depoente. Assim, nada mais justo que eles busquem proteção externa.
Como é natural, cada um luta com as armas que tem. O cerco está se fechando em torno do circo, com visível retaliação de forças poderosas, cujos resultados são imprevisíveis. Mas, daqui de fora, fica nos parecendo que o circo pode cair.