Eu fui antes de ser
O título está confuso?
Eu explico: refiro-me à função de administrador, que a exerci por algum tempo, quando não tinha o curso de administração. Assim, agi mais pela intuição do que pelas teorias técnicas. Muito embora a empresa promovesse cursos de noções básicas sobre administração, não se pode comparar com o curso universitário, que o habilta tecnicamente. Entretanto, como na empresa em que trabalhei, vi pessoas mais preparadas tecnicamente do que eu e não galgaram cargos mais elevados, pude constatar que o lado comportamental está acima do técnico.
Depois de aposentado, voltei à faculdade e fui fazer exatamente o curso de administração, talvez querendo legitimar aquilo que fui. Durante as aulas, via um filme passar diante das minhas convicções. E a conclusão é que não teria sido melhor administrador, se tivesse o bacharelado em tal função.
Às vezes, certas teorias mais atrapalham do que ajudam. Por isso, fundamento minha tese no que dizia Rui Barbosa: "nem sempre mais anos de escola significa maior conhecimento."
Saí-me muito bem como "administrador", que me propiciou uma razoável aposentadoria, a partir de quando tive a oportunidade de ser novamente universitário e, posteriormente, nem quis voltar ao mercado de trabalho.
Mas, meu ócio tem sido produtivo na arte literária, exatamente por não depender dela para viver.