Eu fui antes de ser

O título está confuso?

Eu explico: refiro-me à função de administrador, que a exerci por algum tempo, quando não tinha o curso de administração. Assim, agi mais pela intuição do que pelas teorias técnicas. Muito embora a empresa promovesse cursos de noções básicas sobre administração, não se pode comparar com o curso universitário, que o habilta tecnicamente. Entretanto, como na empresa em que trabalhei, vi pessoas mais preparadas tecnicamente do que eu e não galgaram cargos mais elevados, pude constatar que o lado comportamental está acima do técnico.

Depois de aposentado, voltei à faculdade e fui fazer exatamente o curso de administração, talvez querendo legitimar aquilo que fui. Durante as aulas, via um filme passar diante das minhas convicções. E a conclusão é que não teria sido melhor administrador, se tivesse o bacharelado em tal função.

Às vezes, certas teorias mais atrapalham do que ajudam. Por isso, fundamento minha tese no que dizia Rui Barbosa: "nem sempre mais anos de escola significa maior conhecimento."

Saí-me muito bem como "administrador", que me propiciou uma razoável aposentadoria, a partir de quando tive a oportunidade de ser novamente universitário e, posteriormente, nem quis voltar ao mercado de trabalho.

Mas, meu ócio tem sido produtivo na arte literária, exatamente por não depender dela para viver.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 02/07/2021
Código do texto: T7291284
Classificação de conteúdo: seguro