Não gire apenas, seja sol
Não gire apenas, busque o sol!
Já viu um girassol? Aquela flor amarelinha, aparentemente frágil, mas de caule forte?
Eu as amo! Amo porque são alegres, delicadas e ao mesmo tempo brutas! Resistem a geada, sol, chuva e quando parece que é o fim,ou que estão murchinhas, secas e esturricadas, renascem como numa espécie de mágica!
E ela aos poucos se reergue e volta a girar sempre em busca do sol. E é por essa razão que é, popularmente chamada de girassol.
É como se soubesse, instintivamente, que a claridade e o calor do sol lhe possibilitarão a vida.
Já parou pra pensar como a humanidade caminha? Num vai e vem frenético e desregulado? Muitos correm e correm e, não chegam a lugar nenhum. Outros giram, giram e voltam ao mesmo lugar. Até conquistam algumas coisas, mas a melancolia permanece em seu olhar, no sorriso disfarçado... Mas elas insistem entendem que devam continuar "girando" sem sentido nessa grande engrenagem que é o mundo mesmo que não compreendam nada.
Mas, assim como os girassóis, nosso corpo físico também necessita da luz e do calor solar, vento para nos manter vivos. Ninguém consegue viver uma vida inteira no gelo.
E, não é só o corpo físico que precisa de cuidados para prosseguir firme. Nosso Espírito também precisa ou morremos. Ainda que estejamos andando e aparentemente girando nesse mundo, podemos estar mortos por dentro se não desejarmos buscar a Luz Divina, o sol para aquecer a nossa alma e nos dar vida.
Não podemos "viver por viver" apenas. Precisamos buscar o sol, dia a dia. Ter motivação, ter paixão nas mínimas coisas e assim ter prazer em girar, mas com propósito.
Não devemos desperdiçar os quatro elementos divinos: o sol, a terra, a água e o ar. Devemos ser gratos a cada manhã, primeiro pela vida, por poder respirar, beber água, sentir o sol entrando em nossos poros e fortalecendo nossos ossos, depois por ter um motivo pra brilhar, pra ser girassol.
Plantei alguns girassóis em Taubaté, nos fundos da casa onde morei durante alguns meses no ano de 2018. Acompanhei o crescimento deles, a fase onde ainda não tinha flores, onde eu pensava que estavam demorando pra desabrochar e, que pensei que jamais dariam o ar da graça. Cheguei a cogitar arrancá-los, quando alguém me deteve e disse: Não faça tal coisa, espere! Esperar é uma virtude das mais ilustres!
Ah, então eu quis ser ilustre! Palavra que remete a monarquia, príncipes e princesas... então resolvi dar mais um tempo aos meus girassóis.
E eles não me decepcionaram, floriram num dia fresco e ensolarado de primavera. Me encheram de alegria. Eram enormes com botões gigantes. Pareciam sair de algum filme de conto de fadas. Eu podia sentir sua energia. Eram os meus girassóis amados! O tempo passou e eles ficaram murchinhos, ainda assim eu os amava e estava grata por eles terem me dado o privilégio de vê-los bonitos e robustos.
É assim que devemos ser. Como os girassóis, não importa quanto tempo teremos aqui na terra. Buscar o sol sempre, ajudar a ser Luz. De uma coisa é certa, nada será em vão.
Andreia Caires🌻🌻🌻🌻