Ave Maria ao Violino

Quem vai a João Pessoa, na condição de turista, certamente vai ver o pôr do sol na praia do Jacaré, cuja atração maior é o toque do Bolero de Ravel, ao som do saxofone, culminando com a Ave Maria, ao som do violino. O evento é tão emocionante, que minha mulher, que até então não tocava nenhum instrumento musical, assumiu ali um propósito: "vou aprender a tocar violino".

Ao retornarmos a Maceió, o seu primeiro ato foi comprar um violino e procurar uma escola de música que ensinasse o tocar o referido instrumento. Como ia começar do zero, a princípio houve algum desencorajamento: "a senhora escolheu logo violino?"

A pergunta induzia-lhe que realmente não seria fácil.

_ E ela: "só me serve se for violino, é tanto que já comprei o instrumento."

Depois de um tempo razoável, com algumas aulas semanais e constantes ensaios, já desperta a atenção de quem passa à frente de casa, quando ela, em treinamento, toca a Ave Maria, Noite Feliz, Asa Branca, Parabéns, Brilha Brilha Estrelinha, entre outras.

Assim, enquanto eu me dedico à literatura, ela à música.

Hoje, enquanto eu lia à sombra de uma pitangueira, ela ensaiva algumas músicas, numa dependência à frente da casa.

Casualmente, um cidadão interrompe minha leitura e pergunta: "posso colocar no meu Instagram a "Ave Maria" que eu gravei, enquanto aquela senhora tocava?"

_ É claro que sim, respondi. Mas, vou chamá-la para confirmar, pois muitos duvidavam que ela aprenderia.

E, mediante os parabéns e os elogios, acredito que o gesto trouxe-lhe maior incentivo para o seu propósito, ao continuar se dedicando a tocar esse instrumento tão valioso para a música clássica.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 01/07/2021
Código do texto: T7290805
Classificação de conteúdo: seguro