Anjo sem asas.

Iraci aos 35 anos ficou viúva com duas filhas: de três e cinco anos.

A moça precisou superar-se para manter-se com as meninas.

Por trabalhar fora como ajudante de costureira, agora sozinha sem ter com quem deixar as meninas, começou a trabalhar em casa e logo por conta própria.

A vida seguia apertada, mas em menos de um ano conheceu Luiz, rapaz negro que também ficara viúvo com um filho de seis anos.

Logo se casaram o que foi bom para todos, exceto para o menino que, Iraci não gostava e a quem sobrecarregava com os afazeres mais desagradáveis.

O menino negro, franzino e assustado fazia tudo que a madrasta mandava sem nunca queixar-se, mas jamais a contentava.

Conhecidos, vizinhos e parentes eram testemunhas dos maus tratos que a madrasta impingia a criança, mas ninguém tinha coragem de interferir.

O menino foi instruído a não pedir nada, nem comida. E também a não aceitar coisas de estranhos sobre pena de castigos corporais.

Em 1960 Jair, com 12 anos perde o pai subitamente e a madrasta logo o emprega em uma Mercearia.

A criança vai da escola para o trabalho, só voltando a casa pra dormir, muitas vezes, sem jantar.

O menino triste faz amigos, se aplica nos estudos e sonha conquistar vida independente.

Aos 20 anos Jairo se forma em Contabilidade e vai trabalhar em um Banco, e por sugestão da madrasta, vai morar em uma Pensão com outros rapazes. Dois anos depois passa no concurso do Banco do Brasil e lá conhece a sua futura esposa.

Os anos passam, as filhas de Iraci se casam e a senhora continua a trabalhar, muitas vezes, para ajudar no sustento das filhas, genros e netos.

Aos 82 anos é internada em um asilo. As filhas dizem que a casa é pequena...

Filhas e netos de dona Iraci raramente a visitam, mas Jairo lá está todos os domingos para lhe fazer companhia, levar-lhe frutas, guloseimas e oferecer-lhe cuidados.

Aos 92 anos dona Iraci está em seu leito de morte e Jairo lhe toma as mãos. Ambos se olham sem palavras. No entanto, seguidas lágrimas brotam de um par de olhos.

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 29/06/2021
Código do texto: T7289170
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.