COMO É BOM ENCONTRAR A FELICIDADE

Algo que não deixa margem a nenhuma dúvida, é que realmente a felicidade

é algo muito bom que todos desejam, mas nem todos conseguem encontrá-la.

Talvez por não saberem procurá-la.

Osculos e amplexos,Marcial

COMO É BOM ENCONTRAR A FELICIDADE

Marcial Salaverry

Num consenso geral, certamente é fácil entender que a felicidade é a principal fonte de desejos de qualquer ser vivente. Realmente não existe ninguem que não deseje sua cota de felicidade, e para consegui-la, inicialmente é preciso entender o que vem a ser essa tal felicidade, pois realmente, o real significado dessa palavrinha é por demais ambíguo, e é verdade que existe mais do que uma receita para que alguém possa se considerar feliz.

Existem criaturas que são felizes com um amor e uma cabana, contudo outros querem que além do amor e da cabana, também venha um iate, um apartamento de cobertura, uma sólida conta bancária (cheia de zeros à direita) e claro, bastante saúde para poder desfrutar de tudo isso (realmente, tem gente que se contenta com pouco), e é muito fácil encontrar quem se sujeite a essas coisinhas prosaicas...

Nesse caso, cabe perguntar se a felicidade, simplesmente é representada pelos bens materiais que se possui, e apoiando esse ponto de vista, existe um velho ditado que diz: "O dinheiro não traz felicidade", mas sempre alguém costuma acrescentar: "manda buscar"... Então podemos deduzir que a felicidade é ter dinheiro. Bem, não é só o dinheiro convenhamos, eis que existem alguns complementos que são necessários, e o mais importante, com certeza é ter boa saúde, pois sem saúde não poderemos desfrutar de eventuais bens materiais que tivermos ao nosso dispor.

Como é um tema polemico, e considerando que cada um tem suas idéias próprias, vou expor as minhas, para ver se chegamos a alguma conclusão sobre o que é a felicidade, e como consegui-la.

Na minha concepção, para que alguém possa sentir de perto o que vem a ser felicidade, o primeiro requisito é conseguir gostar de si próprio, é olhar no espelho e poder dizer: você merece ter um bom dia. Merece, porque não deseja mal a ninguém. Merece, porque procura ajudar aos outros. Merece, porque não tem maus pensamentos a respeito de quem quer que seja. Merece, porque vive em paz com voce mesmo, e procura viver tambem com os demais.

Esse é um dos requisitos básicos, ou seja não podemos sentir o que é felicidade, se as pessoas à nossa volta, parentes, amigos não estão bem, estão infelizes. Não quero dizer que devemos sofrer com os sofrimentos alheios, mas sim que devemos procurar entender, e fazer o que estiver a nosso alcance para diminuir tais problemas, e assim sendo, pode se deduzir que a felicidade plena é muito difícil de ser alcançada, pois sempre existirá alguém sofrendo, sempre teremos problemas para resolver, sempre existirá alguém precisando de ajuda, de um socorro, portanto, para se chegar ao nirvana, teremos que ser criaturas especiais, que consigam ser imunes à dor, ao sofrimento, às mazelas do mundo. E isso, convenhamos, é algo utópico...

Então fica aqui minha maneira de pensar. Na verdade, felicidade é o momento presente. É sabermos viver o agora, tirarmos proveito do que de bom pudermos desfrutar neste momento. Se a conta bancária está boa, vamos aproveitar e viver o momento. Se estiver baixa, temos que ver o que dá para fazer no sentido de engordá-la, e procurar viver com o que for possível, sem nos amargurarmos pelo fato de estarmos "em baixa". São coisas da vida. Se estamos com saúde boa, maravilha vamos curti-la. Caso contrário, vamos procurar tratamento para poder curtir. É saber entender quanto de verdade existe num velho ditado: "Se não tenho tudo o que amo, devo saber amar tudo aquilo que tenho..."

Enfim, o conceito de felicidade basicamente é o seguinte: procurar aceitar o que a vida está nos oferecendo no momento e desfrutá-lo. O que não adianta, é nos amargurarmos com vicissitudes, lamentando eventuais azares. O que pudermos fazer para consertar a situação, faremos. Se nada puder ser feito, deveremos procurar aceitar a situação, e tentar minimizar os problemas. Sem porém, fazermos dos contratempos motivo para infelicidade. É preciso viver, enquanto estivermos vivos, pois depois ficará mais dificil, com certeza.

Com estas sábias (e modestas) palavras, só espero que tenhamos todos UM LINDO DIA, aproveitando a que de bom tivermos ao nosso dispor no momento...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 27/06/2021
Código do texto: T7287893
Classificação de conteúdo: seguro