SUTIL NATUREZA

A conversa estava animada na sala. Vozes se intercalavam e se ouviam ininterruptamente. Súbito, a mãe foi à cozinha ver algo que havia deixado lá. Ainda assim, as vozes continuaram.

Uma nova personagem se apresenta na sala. Faz-se silêncio diante de sua presença quase imperceptível. A reunião informal teve uma breve pausa para que se pudesse observar a visitante inesperada.

Levemente avermelhado, com algumas pintas pretas, o pequeno ser não emitia sequer um som, mas por instantes teve o condão de provocar um ensurdecedor silêncio entre os participantes da conversa.

A mínima criatura chegou à sala na mão da mãe das outras, que percebeu (não sem surpresa) aquele minúsculo vivente no apartamento. Pensando que teria entrado pela janela da cozinha, com cuidado a manteve no antebraço, bem próxima aos dedos.

De repente, saiu de onde estava, ganhando espaço na mesa onde estavam reunidas. Era uma linda e mimosa joaninha. Jamais havia visto uma tão de perto assim.

E andava pela superfície da toalha cinzenta, chegando aos extremos desta, não sem várias tentativas das mais moças que ali estavam de fazê-la voltar ao centro da mesa.

Aquela tarde deveras comum tornou-se um momento especial, pois faziam de tudo para que a joaninha permanecesse ali com elas. Mas a pequena voadora pareceu estranhar o ambiente e demonstrou já querer se retirar após seu apoteótico surgimento entre nós.

Então voou dali sem que soubéssemos o percurso que tomara. Continuamos impressionadas com tamanha beleza e diversidade da natureza naquela espécie tão comum, porém tão rara em nosso convívio e ambiente diários.

Que doce sensação nos deixou a sutil joaninha! Tomara um dia retorne e nos traga mais uma oportunidade para poder estudá-la melhor. Assim esperamos.

Membro da Academia Virtual de Poetas da Língua Portuguesa (AVPLP) - Acadêmica Titular do Brasil e de Portugal; Membro efetivo da U.A.V.I (União de Autores Virtuais Independentes); Acadêmica da Academia Mundial de Cultura e Literatura (AMCL) e Confraria Internacional de Literatura e Artes (CILA)