Nas asas dos sonhos

Se tem uma coisa bonita no mundo é a imaginação, o sonho. Assim como as crianças inventam mil brincadeiras com embalagens descartáveis, palito de picolé, tampinhas e outros objetos que não foram criados para serem brinquedos, o adulto pode e deve sonhar e devanear sempre mantendo um pé no chão porque a vida não permite que se desplugue totalmente das necessidades básicas e palpáveis enquanto ser social, ela cobra e cobra forte, enfática.

Acho que todo mundo nasce artista e sonhador, mas só uma parte segue a carreira enquanto os outros esquecem o que sonharam na infância. Assim como existem as pessoas que não lembram o que sonharam durante a noite, algumas detalham tudo vividamente, mas todo mundo sonha, é fato. Imaginar é atividade muito séria, é assim que se desenha, pinta, escreve, esculpe, compõe músicas, fotografa, costura roupas lindas e até surgem invenções revolucionárias. Admiro muito o arquiteto de interiores que contempla uma casa vazia, fria e quase imediatamente a imagina mobiliada, com cortinas e repleta acessórios bastando poucas medições e acertos. Ele enxerga o tudo contido no nada. É pura arte e a lista de talentos é infinita, não caberia aqui.

O artista tem a ousadia de concretizar o que imaginou e então sai pela vida buscando quem admire e reconheça seu trabalho, o que muitas vezes é tarefa inglória. Mas como o artista é rebelde ele não se importa e segue criando e produzindo. Muitos pais desejariam que seus filhos artistas e imaginativos sonhassem um pouco menos, contudo a arte é um vulcão em erupção, um rio transbordante, impossíveis de serem detidos. Melhor apoiar que dá mais resultado.

Como são enfadonhas as pessoas que não possuem o dom de sonhar (ou recusam-se a fazê-lo) enquanto aprisionam-se à burocracia de realizar as mesmas tarefas diuturnamente feito autômatas, conferidoras de papéis (hoje já digitalizados, certamente). Devem sentir segurança por serem previsíveis e terem as rédeas da vida em suas mãos (quanta ilusão…). Se a vida passa num sopro por que tentar domá-la?

Mesmo sem despender muito em viagens glamurosas bons livros já dão asas de sobra à imaginação e com eles é possível conhecer outros povos, culturas, paisagens das mais variadas, creio eu que tanto ou mais do que o cinema oferece. A música igualmente possui o dom de transportar e nutrir a alma de quem a escuta. Quem exercita o suave poder da imaginação ganha asas de envergadura formidável e logo lhe estarão brotando tantas ideias que será preciso garimpar as mais preciosas agarrando-se a elas para impedir que fujam. Uma loucura lúcida e saudável que ninguém deveria desperdiçar. Quero ser imaginativa até o fim de meus dias pois o sonho representa o combustível não só para produzir poemas e crônicas como também remédio que quase tudo é capaz de curar. Vivo nessa linda casa avarandada com horta e pomar bem viçosos, a fábrica dos meus sonhos!