SOCIEDADE ATÁVICA

SOCIEDADE ATÁVICA!

Arraigado atavismo histórico, paira sobre uma cultura apolítica social! Engatado nas fraldas do descobrimento arrasta-se pela história e faz memória de leitura jornalística/midiática/política, dos meandros mutantes a emoldurarem quadros mal pintados com cores escuras e cinzentas.

Um retrocesso da evolução de uma espécie determina o que pensa a opinião pública sobre seu país, sua sociedade, seu viver, suas políticas, enfim denota uma carência de cultura político/histórica deixando-a a mercê da compreensão (ou incompreensão!) ideológica como ferramenta a subverter os ditames da verdade “atávica”!

Tempos e seus valores, devem ser vetores de elucidações na compreensão dos fatos que regeram acontecimentos e que nortearam padrões de vida do que somos hoje!

Transmissão hereditária é a característica do DNA do brasileiro. Somos afeitos a aceitar e seguir os moldes, que, nos ligam a formatos de antepassados. Se, somos chamados de povo “criativo”, o somos nas pegadas hereditárias de um quadro temporal e cultural atrelado comodamente, ao que, nos disseram e passaram como cultura!

Qualidades e características particulares balizam que somos como o retrato de nossa própria identidade: “nacionalidade: brasileira”! Com pendores à sensualidade! Dos indígenas, a indolência! Dos sertanejos, a fibra! Dos negros, a fortaleza física! Dos espanhois/portugueses, bem!... Aí moram os conceitos do nosso atavismo atual... “Antepassados remotos”!

“Balaio de gatos, cestos com víboras, casa de mãe joana, baú de encrencas, onde há fumaça há fogo... Indicativos atávicos que refletem no espelho da atual sociedade brasileira hoje!

Jose Alfredo

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 25/06/2021
Código do texto: T7286540
Classificação de conteúdo: seguro