Fluxo de Consciência
As vezes entro no bonde da esperança e faço um passeio pela vida. E em tempos que a vida anda tão banalizada o passeio vai a cada estação sendo uma via crucis de consciência. E falando em via crucis a estação que minha consciência subiu hoje foi a religiosa. Sendo eu Professor consciente da força tansformadora da educação vi fotos de velhos conhecidos postadas na rede social por um amigo. Muitos os conheci ainda eram jovens adolescentes e até crianças que sempre na Igreja faziam diversas atividades. A Igreja Católica tem Escolas e Universidades que a primeira vez que entrei em uma delas, foi coordenando uma apresentação destes velhos conhecidos ainda como disse, crianças e adolescentes, foi em um domingo num festival de teatro das Paróquias Salesianas. Acho que tínhamos o melhor grupo de teatro da Paróquia. Para conseguir levar o grupo para um festival desses, era preciso 1 ano de rifas, eventos culturais como as noites inesquecíveis de jantares dançantes e temáticos que animavam os sábados da humilde comunidade e quando não alcançava-se o valor, recebíamos doações de quem se dedicava por caridade para que aqueles jovens tivesse 1 dia dos 365 num festival em uma Escola Católica. E nos virávamos no lanche comunista, juntávamos tudo que levávamos e partilhávamos entre nós, e naquele momento a escritura (AT 2:44) se concretizava "Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum[...]dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um." Era uma alegria participar desse evento com eles. Um dia um desses adolescente me fez as perguntas que já eram desgraçadamente incômodas em mim. Encantado com a grandeza do lugar com teatros, diversas quadras e até um lindo campo de futebol perguntou-me: "Professor, nunca estudaremos numa escola dessas mesmo sendo Cristã? São muito caras né?"
Pensei e fiz o exercício que aprendi com um Padre amigo: atualizei Jesus. O imaginei adolescente filho de uma Viúva buscando oportunidades e membro da Igreja que no discurso tem sua diretriz No Cristo, Com Cristo Em Cristo. Pensei, sem responder diretamente ao menino o que minha consciêcia respondeu a mim: "Nem você e nem Jesus!"
Segue o bonde.
Mas cobrei muito dos Padres que ofertassem bolsas de estudos para a faculdade aos meninos mais engajados na Igreja. Nunca conheci nenhum que as teve. O único programa para acesso a essas formação superior que a Igreja tem aos meninos pobres é a vida religiosa: Ser Padre, ou, Irmã ( Freira). Cabe perguntar: O mesmo empenho que fazem para se ter um Padre não poderiam fazer para formarem um católico médico, advogado, engenheiro, professor etc; que exerceriam a Caridade Cristã nestas profissões similar ao que faz um religioso? Por que aos pobres paroquianos só a vida religiosa? Por que não mudar a estrutura da vida deles e de seus familiares pela educação que só os ricos Católicos tem?
Segue o bonde.
E alguns destes adolescentes hoje continuam lá, servindo a Igreja onde envelheceram apenas se doando a ela, agora hoje são muitos deles pais e mães de família , sem formação superior, sem qualificação profissional , sem ajuda da Igreja que só os ensinou a rezar para a Providência quando a vida ficasse muito pesada. Os que conseguiram a muito custo, sem ajuda alguma da Igreja sua formação profissional, agradecem a Providência e a Igreja que lhes ensinou a "graça" de rezar. E os que não se qualificaram se cobram para alcançar a fé que remove montanhas para mudarem sua realidade dura , cuja culpa é apenas do tamanho da fé deles. É a meroticracia da fé, se alcança até onde tua fé permite. Muita fé alcança muito. Pouca fé alcança pouco. Se não se tem o mesmo alcance de oportunidade que o Católico rico é porque tua fé não alcançou o mérito dessa oportinidade. Fé! Tenha Fé que a Igreja vai te ofertar a ti, ou , aos teus filhos a igualdade de oportunidades que os Católicos ricos, pois não é isso a essência do Evangelho?
Segue o bonde.
O bonde hoje para mim vai parando. Antes de descer , naquele exercício neopentecostal maluco de abrir a Bíblia no desafio de ler o primeiro versículo que olhos encontrar: "Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste ." Mt 27:46. Desço aqui, segue-se o Bonde da Esperança sem mim.
Orlando Sales.