TV e imbecilidade

SERIA um cara injusto e irresponsável se não reconhecesse os benefícios que a televisão gerou à sociedade. Ela atingiu todos os lugares trazendo informação e diversão, permitindo mais conhecimento e lazer, enfim, trazendo para o povo benefícios da civilização. A tevê foi, portanto, um avanço positivo.

Mas, por outro lado, ela gerou algo que é negativo: o incentivo ao consumismo, a subversão de usos e costumes e a lavagem cerebral dos telespectadores, especialmente dos mais pobres. Não estou nivelando todos os canais. Reconheço o que há de positivo, programas sérios, bons noticiários e boa e sadia diversão. O que deploro é a tevê, n maioria dos casos, ser agente do capitalismo selvagem e interferir na consciência das pessoas.

Hoje grande parte das pessoas são completamente alienadas pela tevê, principalmente culturalmente. Vejam que os ídolos musicais impingidos são de baixo nível, enquanto ela descarta os reais valores musicais. Além disso ha canais que apelam para a violência, programas policiais, incitando os justiceiros,e há também os programas religiosos que buscam apenas dinheiro. Usam religião para extorquir o povo.

Às vezes, nas minha divagações sobre os males da tevê, lembro uma frase do Barão de Itararé: "A televisão é a maior maravilha a serviço da imbecilidade". Ingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/06/2021
Código do texto: T7284328
Classificação de conteúdo: seguro