Sobre nossas escolhas

Sabe de uma coisa?

Cada vez mais eu aprendo e entendo que a vida é cheia de escolhas!

O tempo todo escolhas se apresentam para nós!

E a cada escolha, temos que fazer uma renúncia!

Seja por qual critério que venhamos a exercer nosso poder de escolha (prioridade emocional, mental ou racional, ou até a espiritual!), mas fato é que ao escolhermos um caminho, abandonamos o outro!

Isso é bem claro, quase óbvio!

Mas nem tanto!

Porque muita gente sofre querendo tudo!

Tem dificuldades em escolher!

Em decidir!

Você pode, por exemplo, decidir não ler mais!

Eu respeito sua decisão!

E paro aqui!

...

Mas você pode escolher continuar a ler, e por respeito a ti, continuarei minha ideia!

Dentre essa premissa de escolha nas nossas vidas, para conduzirmos nossas vidas da melhor forma, podemos por exemplo:

- escolher sermos felizes;

- escolher conversar somente com pessoas que nos façam bem;

- escolher acreditar em Deus, ou num Deus, ou em Deus nenhum;

- escolher dizer não, sem nos sentirmos culpados, ou sem medo disso causar problemas, mágoas ou ressentimentos (quantas vezes falamos “sim”, quando queríamos dizer “não”, hã?).

Aliás, quantas vezes deixamos de fazer a “nossa” escolha, aceitando a escolha dos outros!

Da família, da moral, da religião, dos pais, avós, do chefe, dos amigos ou amigas, etc...

Será que não podemos escolher nos ouvir mais?

Será que não podemos escolher sentir mais? Experimentar mais?

Em vez de ir pelos outros? Hã??

Porque cada um vive, sente e entende uma realidade!

E o que seja certo para alguém, que funcione para alguém, não necessariamente funcione para nós!

Não necessariamente seja correto para nós!

Não é para isso que temos o chamado livre arbítrio?

Para escolhermos de acordo com “nossas” experiências, com “nossas” expectativas e com nosso nível de conhecimento da vida, sabedoria e consciência? Não é para isso?

Que exerçamos então esse poder de escolha!

"Nietzsche costumava perguntar: "Você viveu sua vida? Ou foi vivido por ela? Escolheu-a, ou ela escolheu você? Amou-a ou a lamentou?"

E, quando lhe pediam conselhos, o alemão dizia: "Não posso lhe ensinar como viver de forma diferente, pois, se o fizesse, você continuaria vivendo o projeto de outrem, e não o seu próprio".

Há uma parábola, ou conto budista que gosto muito e fala das escolhas!

O discípulo pergunta ao Mestre:

- Mestre, como ser feliz?

O Mestre:

- Fazendo boas escolhas!

E o discípulo?

- Mestre, como aprender a fazer boas escolhas?

O Mestre:

- Fazendo más escolhas!

Assim é!

Escolhendo o tempo todo!

As escolhas certas nos trarão benefícios e felicidade!

As escolhas ruins nos trarão conhecimento, maturidade, ensinarão a procurar fazer melhores escolhas!

Mauricio Franchi (Veeresh Das)