O homem que vigia a noite

Eu estudava numa escola pública em Fortaleza durante meu ensino médio e sempre reparava nas pessoas que vigiavam a entrada e saída de alunos, professores e diretores. Os porteiros, vigilantes, com suas fardas, sua arma, seu cacetete. Muitas vezes eu gostava de conversar com esses seres humanos e descobrir sua estórias. Pais de famílias, solteiros, solitários. Era uma diversidade de assuntos. E hoje se comemora o dia do vigilante.

Quantos homens ou até mulheres se arriscam nas madrugadas, protegendo escolas, hospitais, cemitérios, shoppings? São guerreiros que dedicam seu ofício a proteção do ser humano e seu patrimônio.

Quando me vem essa palavra vigilante sempre me remete a noite. Vigilante também me lembra a séries de quadrinhos, onde os super heróis saem pela madrugada combatendo o crime. Arriscam suas vidas para fazer justiça onde a lei não chega. O mundo da gente está em constante perigo.

Poderiamos viver em segurança se as pessoas respeitassem o direito do outro. Se as pessoas tivessem todos acesso a um trabalho, se tivessem um justo salário. Mas como ainda não chegamos a esse nível temos esses profissionais que nos passam uma segurança de uma maneira razoável. A gente as vezes se depara com as ruas esquisitas e uma moto ou bicicleta passando e um vigia apitando. Não percebemos pois estamos apressados e temerosos.

Hoje as empresas de segurança tem a vigilância eletrônica, com câmeras espalhadas, alarmes e quando algo acontece, o morador aperta um botão e rapidamente chega uma equipe para fazer a ronda privada. Mas esses seres humanos são capazes de vigiar a noite e quem vigia o nossos sonhos? Nossas preocupações? Quem vigia nossos sentimentos? Nossa razão?

O vigilante nos defende do ataque físico. Mas quem nos defende dos ataques espirituais? Quem nos defende das loucuras dos amores, do desemprego e dos pesadelos? Até o vigilante sofre com a vida que leva. Sofre por ter que deixar na madrugada sua casa, sem sua presença e sem sua proteção, sem sua vigilância. Ele vigia a casa dos outros. Mas quem vigia a sua casa? Podemos dizer para os que tem fé, que é Deus. Para os ateus, quem nos protege é a sorte.

Enfim que nos vigie sempre os bons sentimentos, os melhores afetos e as melhores amizades.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 20/06/2021
Reeditado em 20/06/2021
Código do texto: T7282687
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.