QUEM VAI E QUEM FICA ("É urgente selecionar o que é caminho e o que é desvio." — Dan Porto)
O sistema precisa dessa rotatividade; é o entra e sai necessário para manter o contingente renovado. Essa possibilidade na movimentação que obriga a instituição oferecer qualidade. Normalmente: "Há mais pessoas que desistem, do que pessoas que fracassam!" (Henry Ford). Menos mau, pois os bons não são aqueles que permanecem até o fim, mas aqueles que procuram melhorar em detrimento de sua estada; cada dia, para eles, é novo, porque não se deixam engolir pela rotina. Eu sempre digo aos meus alunos que é melhor desistir do que fracassar quando não há outra alternativa melhor, isto é vergonhoso, aquilo apenas mostra o cansaço.
Por exemplo: As vagas na escola nunca ficam ociosas, e em lugar num, diga-se de passagem, serão sempre oferecidas a tempo a outro que quer experimentar. No caso da escola, ela deveria ser mais seletiva devido ao fluxo; aí os professores ficariam mais tranquilos para lecionar a quem quer aprender. Que perdurem os que devolverão o dinheiro público investido neles com mão de obra competente e qualificada para a sociedade.
Alguns se vão, outros chegam; todavia, por razões não muito óbvias para mim, os diretores escolares se revezam constantemente... Há os que nem entram e nem saem, estes são os elementos coágulos, levando à amputação e à mutilação do sistema. CiFA