ANSEIO POR LIBERDADE

Estava ali naquele lugar cheio de gente alheia à natureza que se exibia tão docemente. Uma multidão ia para lá e para cá. As pessoas às pressas em busca de transporte, para irem ao trabalho ou voltarem para casa.

Eu me detive naquela ave tão altiva e simples. Acompanhei todos os seus movimentos. Encantada com aquela singularidade, pois nunca havia visto aquela espécie, permaneci estática.

Ela pouco se mexia. Às vezes para os lados se movia. Mas, ao que parecia, tudo calculado. Tive a impressão de que procurava algo.

De onde estava, comecei a dar pequenos passos em sua direção. Passos comedidos, com muito cuidado, para não chamar atenção nem alarmá-la.

Logo ela notou que eu me aproximava. Numa fantástica rapidez, desviou para o outro lado.

Era uma gaivota. Linda e elegante exemplar eu via. Percebi que, ali na sua busca, ela estava atenta a tudo que a rodeava.

Bem diferente de nós, humanos, estava à procura do que realmente precisava. O que me encantou foi a prontidão no seu afastamento.

O instinto a fez se afastar. Seu anseio por liberdade pautando seu proceder. Civilizada ave, anos-luz à frente da "civilizada" humanidade.

Estudei sua desenvoltura e agilidade. Imitando-a, chegarei ao auge da individualidade. Quiçá da sua liberdade também. Por enquanto, fica o encantamento.

Membro da Academia Virtual de Poetas da Língua Portuguesa (AVPLP) - Acadêmica Titular do Brasil e de Portugal; Membro efetivo da U.A.V.I (União de Autores Virtuais Independentes); Acadêmica da Academia Mundial de Cultura e Literatura (AMCL) e Confraria Internacional de Literatura e Artes (CILA)