Perla, a Pérola do Pai Marcos

Nemilson Vieira de Morais (*)

A Perla muito cedo na vida, iniciou-se no mundo das drogas; com uns oito (8) anos.

No início vivia a cheirar cola de sapateiro, no seu bairro e fora acorrentada pela mãe (dona Maria Ferreira), numa tentativa de impedir que usasse, esta e outras substâncias alucinógenas, mas não deu muito resultado, a filha ganhou às ruas de Manaus e sobrevivia nos seus vícios e delitos...

À mãe pelo muito lutar e relutar com essa filha, sem conseguir êxito algum, de tira-la daquela situação de dependência química, a perambular, tomou uma decisão radical: deixou um emprego de onze (11) anos, o marido e à sua residência. Passou estão, a viver com a menina, por onde quer que ela fosse... -- Assim ao menos não sofreria tanto longe dos seus olhares e cuidados de mãe...

À Praça dos Remédios se tornou o reduto mais preferido das duas; a dona Maria viveu, ajudada por um e outro, uns dez (10) anos naquele espaço público. -- A coletar e vender materiais recicláveis. Bastante querida e conhecida por lá como a Vovó do Papelão.

Muito lúcida ainda, a dona Maria, aparenta boa saúde. Como se não bastasse o muito sofrer com os problemas familiares (com filhos e marido), os seus sessenta (60) anos vividos, já lhes trouxeram também algumas limitações da idade.

Perla fora internada em algumas clínicas de tratamento de dependentes químicos na capital do seu estado, mas não levava à sério o tratamento e saía; numa delas ainda permanecera por seis (6) meses.

-- Conheceu bem o "inferno" do sistema prisional local pelas várias passagens que teve pelos presídios da cidade.

Depois de muitos anos, às duas, naquele triste penar... O Pai Marcos encontrou-se com a mãe e filha, numa praça da cidade. -- No instante sagrado da distribuição das sopas aos moradores de rua.

Correram-lhe e apesar do apelo materno ao Pai Marcos, naquela noite, o resgate da Perla não fora possível. -- Havia outra prioridade na programação.

-- No entanto, o 'olheiro', o resgatador, o cuidador daquelas almas cansadas da capital amazonense, sentiu o baque de não poder abrir a 'porta da esperança' à filha e à mãe naquela ocasião. Desejava resgatar às duas; mas faltava espaço na casa de apoio.

Por isso à necessidade da urgência da compra da "Fazenda" para o acolhimento dessa gente tão sofrida. Eu como um colaborador, já abençoei a instituição com uma ajuda financeira também. -- Conheça o projeto e faça o mesmo! Quem planta colhe.

Nesses contatos preliminares com o candidato (a) em potencial, a uma vaga na sua instituição (ou a uma ajuda qualquer), o Pai pede que o mesmo (a) vá ao dia seguinte ao projeto...

Anteriormente a Perla já havia passado algumas vezes no projeto, armada com uma faca, a querer socorro, acolhimento a qualquer custo. Com receio ao pior acontecer, fechavam às portas a ela. -- Que pelo lado de fora esbravejava insistentemente...

Num dia abençoado por Deus, numa surpresa agradável (sóbrios), a Perla e o esposo, Pedro (também usuário de drogas) compareceram à sede do "Instituto Pai Resgatando Vidas". -- Na busca desesperada por socorro para as suas sôfregas almas e não podiam voltar às ruas sem a graça salvadora do acolhimento.

Logo foram ouvidos, recebidos, aceitos, acolhidos -- para os devidos tratamentos dos seus vícios malditos. -- Com muita alegria, pelo Pai Marcos (homem de muitos corações e sonhos bons).

À QUEDA

Por volta duma semana no tratamento, com a permissão do Pai Marcos e acompanhamento duma profissional afim, a Perla acompanhada da Paula, Rebeca, Akemia, vão ao anexo do projeto para tomarem um bronzeamento; se sentirem mais bonitas, com uma melhor alto estima... -- De repente, foge da presença das colegas, sem ninguém ver, e ganha o mundo de antes, numa crise de abstinência sem fim...

O RETORNO

"O pessoal me via e gritava: perla volta ara a casa do Pai!

Não vou falar o nome do traficante e nem de onde ele é, mas teve um que me esculhambou, brigou comigo, sacolejou-me e perguntou o que eu... Por eu ter saído da casa.

Ao enfrentar novamente as dificuldades de outrora, dessa vez sozinha, pois, o marido ficará no tratamento...

Como o filho pródigo, lembrou-se da casa do pai, dos cuidados que lhe dedicava, da fartura de pão, o convívio com os irmãos... Retornou depressa ao lugar que nunca devia ter deixado.

Nas suas dificuldades pelas ruas compôs uma música...

A CANÇÃO DA PERLA

Eu fui achada pelo Pai Marcos, tão carinhoso, me deu amor, carinho e tudo mais/...

Mas, um dia sem pensar fui muito tola/

O inimigo me enganou, ele é sagaz/...

A minha parte da herança eu perdi toda/

E o meu pai ficou tristonho a chorar/

As coisas que ganhei eu joguei fora/

O Pai Marcos estava sempre a me esperar/

Mas, vou me levantar e, ir ao meu pai/ irei me tratar/ Dizer-lhe: pequei contra ti, não mereço viver/

Não sou digna de ser sua filha, me perdoa! O amor que o meu pai tem por mim, é bem maior/...

Chorando abraçou-me, perdoou-me e hoje eu sou feliz/...

O ANIVERSÁRIO

A Perla fez aniversário em seis (6) de junho, mas, comemoraram ontem dia 7, na Casa do Pai com um lindo bolo, rodeado dos seus irmãos de tratamento. -- O Rangel também se despediu dos colegas, do diretor, da equipe de apoio, por cumprir o seu período na instituição, sem nenhuma recaída.

Não há mesmo como duvidar ser a Perla a pedra que o Pai Marcos vive a lapidar (como um artesão da vida) até que se torne a pérola que agrada, embeleza os seus olhos e os de Deus.

Segue a demonstrar arrependimento da sua vã maneira de viver do passado e, gratidão ao amor do Pai por ela. -- Vimos isso na letra da sua canção e no seu comportamento diário na casa. Agora muito mais ainda, ao viver junto da sua mãe, também resgatada e acolhida recentemente, pelo mesmo Pai.

Quiseram convencê-la a fazer algum curso na área de beleza, mas não animou: gosta de serviços pesados (é mecânica de automóveis). -- Ao ser escalada aos trabalhos domésticos na cozinha do projeto por um período, revelou o seu grande talento e gosto, na culinária.

Um amor de pessoa, a Perla! Muito articulada, extrovertida na sua maneira de ser, de se expressar;  até ao momento é o orgulho do Pai.

Conta cerca de um metro e 50 de estatura; muito carisma, bondade e disposição para sair do Instituto com as devidas bênçãos. -- Recuperar-se, vencer na vida.

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

Texto com base nas lives do Marcos Bastos

(08:06:).