Cinema nacional

A sétima arte está no sangue do ser humano desde que foi criado e desenvolvido o cinema. No Brasil que hoje comemora-se o dia do cinema nacional, temos milhares de estórias bonitas dentro da nossa criação cinematográfica. Nada substitui a experiência de está numa sala de cinema. O cheiro da pipoca, a coca-cola gelada, o escuro e o som estrondoso. As propagandas, os filmes que iam ser lançados e eram anunciados dentro daquele filme que estavamos vendo.

Não vamos ficar aqui falando de milhares de diretores e estilos. Glauber Rocha, Zé do Caixão, Os Trapalhões, Xuxa, Os Normais, Meu Passado me Condena, Cidade de Deus, Tropa de Elite, Quatrilho, Vida Invisivel, Bacurau, Cine Hollywood.

O cinema cresce apesar de governos autoritários. De falta de incentivo a cultura. Hoje temos os streamings: Netflix, Globoplay, Disney+, HBO Max, Aple TV, Amazon Prime, que tem qualidade excepcional e trás para nossa casa muita diversão e muita alegria. Mas o cinema é a atmosfera. É a paquera, é o ato de sair de casa, comprar o ingresso, é o desejo de penetrar num mundo distante do nosso.

A magia de dirigir, roteirizar um filme, arrumar locação para a cena. Reunir atores em um cenário preparado com um figurino bem detalhado. O assistente de direção, o diretor de fotografia, o cinegrafista, o figurante. Todos que não vemos, fazem parte das letrinhas que passam no encerramento da película, mas sem eles nada é possível.

A ilha de edição. A preparação.

Hoje o cinema virou tik tok, instagram, Twitch, You Tube. Mas nada é igual e nem tão romântico como sair de casa com os amigos e se encontrar para ir ver o filme do momento.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 19/06/2021
Reeditado em 19/06/2021
Código do texto: T7282035
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.