Gabinete Paralelo?

Até Dom Pedro II, durante o Império, tinha suas reuniões extraoficiais, sob o pretexto de que nem sempre as pessoas mais próximas são as mais confiáveis ou mais leais.

Descendo para a base do poder executivo, os prefeitos, já vi muito disso em pequenas cidades do interior, principalmente na região do sertão. O sertanejo, aquele homem afetuoso, que gosta de uma prosa na calçada, à noite, está sempre dando seu palpite sobre isso ou aquilo, ao reunir-se com os amigos. Assim, o prefeito não está fora desse ciclo de amizade. Por isso, se diz lá no interior, que ali na calçada se reúne o "Senadinho."

E não é que por conta daquele encontro extra, muita coisa decidida com seus auxiliares diretos tem novo rumo?

Pode-se dizer que foi por conta de um gabinete paralelo?

Dizem que, às vezes, uma decisão na informalidade, pode até sair melhor do que no

ambiente formal. É a voz do povo sobrepondo aos círculos fechados.

Já vi esse filme lá pras bandas do meu sertão, onde não se conhece ainda a teoria da administração. Prevalece não a técnica, mas a intuição. Com certeza, nem entendem o significado de "gabinete paralelo".

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 17/06/2021
Código do texto: T7280763
Classificação de conteúdo: seguro