A Idade é Relativa
Noto que há gente jovem que já nasce ultrapassada, cresce repleta de ranzinzices e morre rodeada por seu derrotismo, já outras, em contrapartida, envelhecem com três efes (firmes, faceiras e faiscantes) como as estrelas do céu para onde em um dia bem distante voltarão. E olha que todas as pessoas do mundo invariavelmente têm sua parcela de dissabores e dores ou então não estariam vivas. Nem sempre as criaturas dinâmicas são as mais bem aquinhoadas pela vida, é questão de ótica e prisma. E todos sabem que dependendo do ângulo com que a luz incide sobre o prisma ele revela matizes diferentes. A luz no prisma é o nosso olhar. A vida não sorri para nós, nós é que sorrimos para ela. Caso optemos por isso.
Antes que se pense mal desta autora, a crônica não versa sobre autoajuda e tampouco direi que a idade trata-se apenas de um número desimportante. Eu estaria sofismando se fizesse tal assertiva, pois é óbvio que por mais saudável que alguém seja na idade avançada surgirão limitações inerentes ao tempo decorrido. E nem sempre as oportunidades são equânimes além das injustiças e preconceitos praticados pelos homens contra seu semelhante que muitas vezes nos levam a ter vergonha de sermos humanos. Nossa, há tanto que evoluir…
Todavia, o proveito que se extrai ao longo da vida considerando o tripé que nos sustenta (corpo, mente e espírito) é o segredo para encontrar o X dessa equação. Da mesma forma uma pessoa pode adentrar um trem e optar por sentar-se perto da janela a fim de sentir o vento fresco no rosto observando tudo atentamente e inventando brincadeiras enquanto outra recolhe-se cabisbaixa num canto da mesma condução permitindo que seus pensamentos tristonhos lhe absorvam o tempo e energia. Quem vai lucrar mais? Está claro, não?
Por isso existe o novo idoso e o idoso novo. A conservação do frescor da mente e espírito é fundamental porque não há bisturi, cremes milagrosos ou botox que lhes restaure. Sem falar que as intervenções estéticas nem sempre surtem o efeito esperado e a frustração é grande, pois é algo realizado de fora para dentro. Melhor que a mudança ocorra de dentro para fora, a satisfação é bem mais garantida.
Não acredita num ser superior? Ok, mas creia em si mesmo e na capacidade de perseguir a felicidade sendo proativo e diligente.
Ninguém fará isso em seu lugar.
Só você vai planejar aquela viagem tão desejada e batalhada onde cada detalhe foi personalizado para lhe dar prazer desde o primeiro centavo economizado passando pela escolha do roteiro, hotéis e todos os cantinhos visitados que jamais serão esquecidos. Memórias nunca se apagam, felizmente as boas aí se incluem. Com ou sem fotos para ajudar, pois as sensações dos cinco sentidos permanecem mais tempo registradas no cérebro do que se supõe.
Só cuide para não se tornar um idoso idoso (ao quadrado), aquele que reúne os ônus da passagem do tempo sem o bônus da esperteza para detectar (geralmente há alguns sinais vermelhos escondidos) uma canoa furada antes de embarcar. A experiência coletada durante décadas pressupõe antecipar algumas jogadas no tabuleiro da vida e tirar vantagem disso porque já viu o mesmo filme diversas vezes. Assim o veterano sempre quebrará a banca do cassino para o estarrecimento de todos os jogadores e crupiês. A idade de fato é grande aliada de quem sabe tirar partido dela com vivacidade e charme deixando os mais jovens comendo poeira por mais que a era tecnológica os favoreça.
Rio, 15 de junho de 2021.