Buffon e estilo

POSSO até estar errado, mas acho que várias pessoas me julgam chegado à galhofa, Sou de fato um gozador e galhofeiro? Há controvérsias porque mesmo sendo chegado ao humor procuro ser justo e usar de bom sendo nas minhas afirmativas. Nem sempre consigo, extrapolo, radicalizo e cometo gafes. Diferente, concordo, dos que sempre são sérios e precavidos, inclusive dos que revisam seus textos, burilam, checam... Sinto não fazer parte desse timaço da seriedade. Nele sou apenas um mero gandula. Vou confessar algo pior: ás vezes rio das besteiras que faço, das babaquices que pratico, das gafes que cometo. Mais: conto tudo o que faço de besteiras, tudo mesmo, inté as vírgulas. Juro.

Como estou com a mão na massa, aproveito para contar a gafe mais recente que cometi pensando que estava absolutamente certo, esquecido que todo penso é torto. Escrevi uma maltraçada enfatizando que, na minha opinião, a pessoa devia escrever como fala. Refinando, usando palavras que não pronuncia no dia a dia, o estilo seria de outros. E para enfeitar o maracá citei Buffon: "O estilo é o próprio homem". Ocorre que uma amiga que é cobrona em literatura leu e e telefonou, e me gozou: - Bicho, você precisa complementar o que disse Buffon sobre o estilo. Ele afirmou: "Os que escrevem comofalam, mesmo que falem muito bem, escrevem mal".

Ri, ri muito, tive que usar a bombinha da asma. Sou mesmo um caso perdido. Vou continuar com o meu pobre estilo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/06/2021
Código do texto: T7278534
Classificação de conteúdo: seguro