Croniquinha linguística III

Certa feita, antes da pandemia, eu estava de carona com um amigo (um estudioso de exatas), que, conhecendo minha certa afinidade com os princípios ortográficos, resolveu tirar um sarro e ir demonstrando que meu saber tinha pouca serventia, pois valia mesmo era o bom senso e a lógica – uma lógica que ele acreditava usar muito bem.

Como carona educado, eu pensava apenas ouvir e deixar em silêncio a minha discordância... Afinal, existem regras, que são bem lógicas, coerentes.

– Olha, pra que tantas regras? Pra que ficar decorando?

Foi então que ele resolveu dar exemplo de seu raciocínio:

– Veja você, eu acentuo ‘cágado’, porque senão suja! – E gargalhou e viu meu sorriso pouco maravilhado com a piada. – É lógico, não é?

– É porque é proparoxítona – respondi. E sabe por que se acentuam todas as proparoxítonas?

– Hum?!

– É porque são poucas palavras. Já pensou se acentuássemos todas as paroxítonas?

– Hum?!

– São muitas palavras, e haveria assim uma sobrecarga de acentos... Percebe? É lógico, é matemático; pra você que é de exatas...

– Faz sentido...

– A sua lógica, companheiro, levaria você a acentuar ‘sede’ (necessidade de beber água) para não ficar igual a ‘sede’ (lugar onde uma empresa se estabelece).

– Uai! Não é assim?

– Não! Ambas se escrevem da mesma forma, por serem paroxítonas terminadas em ‘e’. O contexto é que vai nos informar como devemos ler.

– Não tem lógica...

– Tem a lógica do sistema ortográfico. Se já acentuamos as palavras oxítonas terminadas em ‘e’, não vamos acentuar as paroxítonas com essa mesma terminação.

– Lógico!

– Viu? Pela sua lógica ‘item’ é palavra acentuada?

– Lógico, a própria palavra já diz para acentuar. Não é iiii...tem?

– Belo trocadilho, mas não tem. Se acentuamos a oxítona terminada em ‘em’, o acento será dispensado nas paroxítonas. Percebe?

– Lógico. Faz muito sentido.

– Te informo que ‘hífen’ no singular é acentuado...

– E vai dizer que no plural não tem acento?

– Isso mesmo. Escrevemos ‘hifens’ sem acento.

– Por que é plural?! Aí não tem lógica. Passei pro plural, tenho que retirar o acento?

– Não é pelo plural. É pela terminação. Se acentuo as oxítonas terminadas em ‘ens’, não devo acentuar as paroxítonas. Compreende?

– Tem lógica... Por falar nisso, outro dia minha mulher viu no rótulo de um produto a palavra ‘multiuso’ (sem acento) e me perguntou. Ensinei pra ela: se ‘uso’ não tem acento, é lógico que ‘multiuso’ também não tem. O rótulo está correto. Ou você, meu caro, vai corrigir o rótulo?

– Minha intenção não é corrigir nada. Mas eles deveriam acertar para ‘multiúso’, com acento. Sabe por quê?

– Hum?!

– É um caso de hiato. O ‘u’ tônico forma hiato com a vogal anterior e está sozinho na sílaba (mul-ti-ú-so); portanto, deve ser acentuado. O acento marca exatamente que esse ‘i-ú’ deve ser lido separadamente. Não é ‘mul-tiu-so’. Percebe? O acento é um bom indicador de pronúncia.

– Oh! Preciso rever essa minha lógica...

Conversa seguiu pra outros rumos, até que ele me deixou em casa e foi se embora certamente pensando nas incoerências da sua lógica. Amigo é pra essas coisas, não?