O QUE É QUALIDADE DE VIDA?
Boa noite. Em sua palestra sob o título "Qualidade de vida _aspeto emocionais " da filosofa Lucia Helena, em um dos trechos da referida palestra foi colocado esta frase: "Será que as pessoas que têm o máximo de béns materiais elas realmente têm qualidade de vida?"
Ai eu me pergunto, será que a chamada qualidade de vida não pode ser discutido? Não é uma questão de valores?
Sim, existe um determinado parâmetro para o que se chama qualidade de vida. No entanto, tem também outros conceitos de qualidade de vida entre que os dominam os meios de produção. Para esses grupos de privilegiados a qualidade de vida está em aproveitar ou mesmo senti que tem um poder económico ao seu dispor. Não podemos ter a ingenuidade de que esses indivíduos compartilham os mesmos valores que os nossos. Ora fosse assim teríamos todos esses afortunados enfileirado em consultórios psiquiátricos ou com grandes altos índices de suicídios. Ao contrário, a tendência é cada vez mais brigarem, disputarem quem fica mais rico.
Nunca me esqueço quando entrei na faculdade de ciências humanas, na Universidade Federal da Bahia, e no intervalo de uma das aulas, estávamos conversando sobre o discurso pronto e que hoje entendo como uma falácia. O que falávamos? O assunto era aquele tão repetitivo e que serve mais para o conformismo da maioria das pessoas despossuídas dos bens materiais. " Quando todos morrem vão para de baixo da terra. Do que adianta tantos bens materiais?" Ai um aluno muito sabiamente falou. Tudo bem. Todos vão para o mesmo buraco da terra. Mas o que importa é que quem tem os bens materiais gozou o que pode. Aproveitou as belas praias em Acapulco, no Havaí, aproveitou os melhores carros e suas altas tecnologias. Sai de um país para outro em um final de semana como estivesse indo para uma cidade qualquer do país. Tem ao seu dispor as melhores mansões onde desejar.
Então qualidade de vida vai depender de quem está envolvido dentro da classe social em que está inserido.