ALPINISMO SOCIAL E VAMPIRISMO

 
Ambos são termos ligados ao "sugar" a "essência vital" de outrem, seja  atuando implícita ou explicitamente.
 
Mas, enquanto no Vampirismo (que pressupõe pessoas não vivas) "essas entidades ainda não desenvolvidas espiritualmente, prisioneiras dos desejos e caprichos humanos, dos recursos materiais e de seus pensamentos inferiores, são atraídas pela constituição física dos vivos", no Alpinismo Social são pessoas vivas que se valem dos mais diversos subterfúgios para obterem o que, por si só, não conseguem. São pessoas sem conteúdo, que precisam criar desesperadamente falsos laços com a única intenção de lograrem algum reconhecimento.
  N
a maioria das vezes agem de forma muito discreta, e cada passo é pensado e planejado, com objetivo definido.  Passam a viver na sombra daqueles de quem podem retirar o que lhes interessa para adquirirem prestígio e posições que lhes são impossíveis alcançar sozinhas. Aí começa o "vale tudo" para atingirem seus propósitos. E é preciso aprender a reconhecer tais seres, antes do bote final
 
E o mais importante: No Vampirismo uma condição é necessária para que uma relação se estabeleça, que "é a existência de uma sintonia entre as mentes que se conjugam, ou seja, a pessoa precisa oferecer abrigo a estes seres em sua própria mente". Já no Alpinismo Social, é preciso apenas atenção para evitar ser cabide de pessoas rasas, vazias e interesseiras. Pessoas que desejam "retorno rápido", que não medem o tamanho da montanha, desde que tenham alguém a sua frente mostrando a melhor trilha a seguir para, depois,  dela se apropriarem.  


Fiquei pensando o sobre(viver)...
E concluí que isso vale para o ambiente de trabalho, e pode valer para as redes, para a vida.





Depois de assistir ao filme: "O Sócio" (1996) - com 
Whoopi Goldberg

Fonte de Pesquisa:
https://www.infoescola.com/folclore/o-vampirismo-segundo-o-espiritismo/
Marise Castro
Enviado por Marise Castro em 11/06/2021
Reeditado em 24/10/2022
Código do texto: T7276715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.