FUTEBOL É ALEGRIA E NÃO TRISTEZA

No último dia 08 (terça-feira), com o jogo de futebol entre as seleções do Paraguai e do Brasil pelas eliminatórias da copa do mundo, por um lado fiquei satisfeito e por outro não. Fiquei satisfeito com o resultado da partida, bem como pelo bom futebol apresentado pelo nosso "escrete canarinho". No entanto, confesso, lamentei quando o conhecido locutor Galvão Bueno, da Rede Globo de Televisão, durante a partida, logo em seu início, informou o número de mortes pela Covid-19 no Brasil.

                                                               

Permito dizer, é de raciocínio lógico-dedutível que todo o brasileiro é sabedor do elevado número de mortes decorrentes da pandemia, bem como de todo o amargor que o ser humano está passando decorrente dela. Salvo melhor juízo, entendo como inadmissível que em um momento de futebol, de descontração do já sofrido povo brasileiro, valendo-se da boa audiência propiciada pelo jogo, a Rede Globo de televisão necessite repassar, transmitir o número de mortes da covid-19. Com toda a certeza, o único objetivo da emissora naquele momento foi dar sustentáculo ao seu próprio noticiário jornalístico exibido no Jornal Nacional, no mesmo dia, minutos antes, quando discorreu a respeito do real número de mortes da covid.          

                                                                 

Ao meu entendimento, a postura da emissora foi inadequada, agiu em um momento inoportuno e até diria com menosprezo a própria inteligência do cidadão brasileiro. Que me desculpe o locutor Galvão Bueno, pelo qual inclusive tenho admiração, mas estas posturas indevidas já fazem parte do dia a dia da emissora. A verdade é que do futebol só nos restou assisti-lo na televisão, portanto não tem sentido estragar o espetáculo logo no abrir das cortinas com notícia triste e que já é do conhecimento de todos. Vale destacar, o que recomenda os especialistas devemos adotar uma espécie de dieta de notícia pandêmica. Assim em meu sentir deveria agir a Globo ao menos no decorrer dos jogos, do lazer, da descontração, pois assim estaria significativamente contribuindo com o psicológico do sofrido povo brasileiro.

A verdade é que tudo isso ativa nossa memória, lembranças dos bons tempos, aqueles dos estádios cheios, muita alegria, e que muito se ouvia das emissoras nas transmissões de futebol as vinhetas, logo após o gol: "{Fio Maravilha nós gostamos de você ... Faz mais um pra gente vê} - Jorge Bem Jor – 1972. E/ou: "{Thururu thururu thururu E chutou. É gol ... Que felicidade! É gol o meu time é alegria da cidade...}" - Trio Esperança -  composição João Lemos/Roberto Corrêa. Ainda a música: "{Bola na trave não altera o placar/Bola na área sem ninguém pra cabecear/Bola na rede pra fazer o gol/Quem não sonhou em ser um jogador de futebol...}" - É uma Partida De Futebol – Skank – 1996.

                                                              

Assim é que nós queremos ver o futebol, com ALEGRIA e não tristeza!