Esposa e "irmã"
Aluu! Inuugujaq meus 23 fiéis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui por esse meu monastério literário a fim de lerem crônicas bíblicas. Ajunngilla?
Bom, hoje finalizo minhas crônicas baseadas na Bíblia, pois tudo que é demais enche o saco, né. Falemos de Abrahão e de sua mulher e irmã, Sarai. Essa foi outra das vezes que importunei de caso pensado a senhora Bacamarte e, novamente, ela mesma deu corda para se enforcar...
Num dos castigos, mandou eu ler TODO o Gênesis. PQP - desculpe, mãe -, essa foi demais. Depois de eu ter lido, perguntei pra ela, fazendo-me de ingênuo:
- Mãe, o pai já disse pra alguém que tu era irmã dele?
- Da onde tu tirou isso, Tunico?
- Ué, da bíblia, mãe. O Abrahão disse isso da mulher dele e deu ela pro Faraó.
Sim, tuzes sabem que Abrahão era um cara pragmático, inteligente e apegado à vida. Assim, quando chegou no Egito, notou o olho comprido do pessoal para a mulher dele, Sarai, que era tri gata, uma Bruna Lombardi dos tempos imemoriais. Concluiu que, se ela fosse viúva, o caminho dos caras ficaria livre. Coçou a cabeça e resolveu salvar o pescoço. Disse para Sarai falar para o pessoal que ela era sua irmã, caso perguntassem. E assim foi feito.
O Faraó, claro, soube da nova beldade do pedaço. Quando botou o olho, obviamente desejou "conhecê-la" de perto, tão de perto como somente seria possível nos seus aposentos. Assim o faraó conheceu Sarai, o que veio a calhar a seu "irmão" Abrahão, que caiu nas graças do "cunhado" e dele recebeu propriedades e animais. A cabeça doeu, mas o pescoço estava à salvo e a bolsa cheia. Dos males, o menor e mais lucrativo.
Mas óbvio que Deus, onipresente e onisciente, vendo tudo isso, não gostou e resolveu dar um basta nessa gandaia. Foi a primeira vez que enviou pragas a um faraó egípcio. Esse, ao tomar conhecimento de tudo num sonho, ficou fulo com Abrahão, desencantou de Saraí e correu com os dois do Egito.
Mas Abrahão era incorrigível e desprovido de ciúme. Foram parar no reino do filisteu Abimeleque e esse, colocando o olho em Sarai, também a desejou. O que Abrahão fez? Disse novamente pro pessoal que ela era sua irmã. Dessa vez Deus nem deixou a coisa se criar: apareceu para esse num sonho já na primeira noite, dizendo para ele largar a mulher de Abrahão.
- Abimeleque, se tocares na esposa de Abrahão, morrerás!
- A irmã de Abrahão é esposa dele? Mas Senhor, eu nem sabia disso.
- Sei que tu não sabias, e é só por isso que estamos conversando em sonho e não pessoalmente...
Abimeleque entendeu o recado. Mandou Abrahão embora e esse, finalmente, tomou jeito. Mais adiante seu filho, Isaac, casou com Rebecca, outra beldade, e fez o mesmo que o pai. Tal pai, tal filho. Mas essa é uma outra história e não falarei sobre ela. Se não conhecem, a leiam na bíblia que, através das crônicas geniais desse genial Bacamarte que vos escreve, tuzes ficaram sabendo que é um livro do balacobaco.
Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!
----- * -----
Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.
MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com
(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)
CARTA ABERTA aos meus 23 leitores: https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862
GLOSSÁRIO KALAALLISUT:
Aluu - olá.
Inuugujaq - boa tarde.
Ajuungila - Como estão?
Qujanaq - obrigado.
Takuss' - até mais.