Consenso na CPI?...Jamais!...

Desde quando Nelson Rodrigues disse que "toda unanimidade é burra " caracterizou-se a inexistência de consenso entre situação e oposição, num regime democrático.

O presidente Omar Azir, já com a sessão aberta, diz que vai proceder à votação dos requerimentos, conforme acordo em sessão secreta. Aí surge uma verdadeira gritaria, cada um se manifestando ao contrário, dizendo não ter feito nenhum acordo. É que numa sessão aberta, em que se joga para a plateia, ninguém quer assumir que combinou algo diferente do que seu público quer ouvir. É tanto que áudios ou vídeos têm mostrado posições diferentes daquelas que defendem na CPI. É a consumação do que comumente se diz com os políticos: "fora sou um, dentro sou outro" e vice-versa. Então, como haveria de ter consenso, jogando em posições diferentes?

Se algo é decidido no voto, é evidente que ganha quem tem maioria. Mas, se as teses são bem fundamentadas, aqueles que as apresentam podem convencer o seu opositor. Já vem longe a frase: "aquele que fala bem é capaz de fazer calar todos os canhões do mundo".

Assim, da plateia, fico na torcida por aqueles, cujos argumentos são mais abalizados.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 11/06/2021
Código do texto: T7276345
Classificação de conteúdo: seguro