Canção da Volta

DIZIA, salvo engano, José Américo, "Voltar é uma forma de renascer e ninguém se perde no caminho da volta". Bingo. Sempre lembro essa frase quando recordo de minha vida no interior. Nada tenho contra a capital, acho linda, fiz amigos, sou testemunha e beneficiário nela de vários serviços, notadamente médicos, enfim, reconheço as boas coisas da capital, mas sou um matuto e com muito orgulho. Alguém que na capital se sente um exilado. Sinto falta de tudo, inclusive do boato e do fuxico do interior. Talvez não possa voltar logo. Mas com certeza voltarei para o interior. Lá é o meu lugar. Sempre que ouço a música de Roberto Caros, "O Portão", eu me vejo adentrando na minha velha casa de Pesqueira. E meus olhos marejam. Juro.

Sei que vou enfrentar resistências da família porque sou asmático crônico, tenho pressão alta e outros achaques. Mas mesmo assim vou tentar voltar. A saudade do interior está entranhada no coração e na alma. Lembro Rubem Alves: "A saudade é a nossa alma indicando para onde voltar".

Por fim vou lembrar o que disse o Potiguar Matos com saudade de Pesqueira:

"Voltarei sempre. fechada a janela à poluição da angústia. E só posso te agradecer por tudo que me deste, o convívio com os amigos, eu sol branco. teus verdes, teu secreto encanto. tua mocidade perene". Vou voltar. Com toda certeza. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/06/2021
Código do texto: T7275561
Classificação de conteúdo: seguro