POLITIZAÇÃO

POLITIZAÇÃO

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Politização: é simplesmente uma ação ou efeito de politizar. Essa descrição encontra-se em algum dicionário que alguém busque consultar. Mas será que é tão simples assim? Parece que não. Porque os desencontros e as discordâncias são imensas, quase infindáveis.

Um exemplo disso pode-se ver na postura de muitos professores. Principalmente se ele for do âmbito universitário. E essa situação se agrava em nosso país, o Brasil, pelo simples fatos de muitos acontecimentos que houve em passados remotos e recentes.

Com as muitas dificuldades políticas pelas quais este país passou, tendo que encarar e/ou enfrentar algumas revoluções, sendo que a principal delas foi na década de sessenta (1964), do século anterior a esse em que estamos, gerando sistema político submetido à ditadura. Mas esta não foi a única. Em 1930 aconteceu uma das mais profundas, e que refletem de forma relativamente ruins até esses dias atuais.

E essa última (1964) foi agravada pela circunstância pesada da tortura em alguns quartéis e em alguns dos ditos subversivos daquela época. Então, após a abertura política em 1985, esse (ou aquele) pessoal revoltoso e subversivo, explorou tal situação, aumentando-a expressivamente, como se todos fossem agentes torturadores, assim como se os oposicionistas presos tenham sido, também, todos eles torturados pelos primeiros.

É óbvio que não foi essa a realidade. Tampouco a verdade. Inclusive muitos dos ditos terroristas daquela época, que sequer sofreram tal processo, afirmaram ter passado por isso. E não é pouca gente, não, que espalhou país a fora esta hipótese.

Nesse aspecto, houve uma certa bobeada dos próprios militares que não rebateram muitas dessas mentiras. E assim, a coisa espalhou-se, transformando muitos dos terroristas/subversivos, em vítimas daqueles. E isso vem rendendo frutos aos que não passavam de reles criminosos, assaltantes e vagabundos.

Mas o resultado dessa inércia militar em não colocar as coisas nos referidos lugares, nos trazem muitas dificuldades nos dias atuais. E aquela gente criminosa transformou-se em agentes de disseminação da mentira e do logro. E assim, os âmbitos didáticos e pedagógicos sofreram profunda influência desses, a ponto das universidades e faculdades passarem por profundas ideologias tortas, desde então. O reflexo disso, estamos vendo, sentindo e sofrendo até hoje.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 10/06/2021
Código do texto: T7275497
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.