Nome: William Wilson

NESTE isolamento, mesmo já tendo sido vacinado, fico pensando na vida, revendo acontecimentos e até fatos que me fazem rir. Um deles recordei ontem devido à provocação de um amigo que me telefonou. Ele sabe que sou contra a amercanização, estrangeirismo, essa mania de copiar o primeiro mundo. Sim, sou nacionalista desde adolescente. Então o amigo provocou: "Bicho, você sempre mete o cacete nos EUA e no primeiro mundo, principalmente nos americanos e ingleses, e seu nome é totalmente inglês ou americano". É verdade, meu nome na certidão é William Wilson Pôrto (Datargnan é pseudônimo, e o Ferraz é sobrenome de minha saudosa mãe). Esse amigo que é ligado à cultura, diferente de mim é um sujeito culto, adiantou que talvez tivessem botado esse nome em mim devido a um conto de Poe, o escritor americano que escreveu um conto chamado William Wilson. Foi não, meu pai nunca leu esse escritor e talvez nunca ouviu falar nele. O nome foi sugestão de uma tia. Ela gostava de botar nome nos filhos dos irmãos. Nasci no fim da segunda guerra. No dia do meu nascimento ela ouviu na BBC, transmissão em português, que morrera um soldado americano ou inglês chamado William Wilson, então sugeriu esse nome. Eu ia me chmar Nelson. Detesto meu nome. Sóvai rindo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/06/2021
Código do texto: T7274134
Classificação de conteúdo: seguro