CANUDOS, EUCLIDES DA CUNHA E O MST

CANUDOS, EUCLIDES DA CUNHA E O MST

Um documento histórico de autoria de Euclides da Cunha rememoriza os movimentos revolucionários ocorridos na década de 1800/1900 com a célebre Guerra de Canudos. Nessa obra Euclides da Cunha, busca analisar as causas daquela Guerra insana e violenta nos combates entre o Exército da República ainda incipiente e recém implantada e os ideais de um grande líder, como diríamos hoje, dos “Sem Terra”, explicando assim, a sina de “Antônio Conselheiro” cuja liderança nos movimentos hostilizava as forças da República em violentos combates que caracterizava a fortaleza do “Arraial de Canudos” como reduto da resistência sertaneja contra os novos ideais da República dominados pelo latifúndio, luta pela terra e opressão advindo das elites da Nova República.

Na obra de Euclides da Cunha, “OS SERTÕES”, publicada em 1902, “o sertanejo é um forte”! Essa interpretação Euclidiana com pouco destaque para a condenação do cruzamento racial nefasto combinado na figura de Antônio Conselheiro foi substituído por interpretações sociológicas, que passaram a perceber o movimento a partir de seus aspectos positivos: “luta contra a opressão, e luta dos excluídos da terá contra o latifúndio”.

No sertão do Brasil, a destruição de uma arraial pelas forças do novo regime republicano abriu feridas e perguntas que ecoam ainda hoje!

Esse mergulho na história republicana brasileira remete a uma análise atual do “MOVIMENTO DOS SEM TERRA” no Brasil. Se o movimento da Guerra dos Canudos mostra evidências da resistência do sertanejo contra o latifúndio e a opressão, com características sertanejas, pois sua trincheira era um arraial apoiadas por monarquias europeias que davam os contornos revolucionários no sentido de fortalecer a então, recém “monarquia portuguesa” que dera lugar e vez para a Nova Republica, o atual movimento do MST leva os contornos de uma guerrilha criminosa e má intencionada, invadindo e queimando fazendas de honestos fazendeiros que produzem suas terras e contribuem com o progresso do Brasil com alimentos e hortifrutigranjeiros! O MST é carregado de ideologia socialista que prega a desestruturação do regime de governo com atos de violência incluindo destruição de laboratórios de pesquisas importantes na área de medicamentos.

A Revolta de Canudos teve o seu preço na tentativa de consolidar suas trincheiras contra os ideais da República. O conflito iniciou-se com um problema local; Comerciantes de Juazeiro se insurgiram. Os “conselheiristas”, seguidores de Antônio Conselheiro, líder de Canudos, souberm por rumores que um bando se preparava para assaltar Juazeiro!

Como o local já se tornara um barril de pólvora, por conta dos repúdios “conselheiristas”, uma expedição militar no ano de 1896 investiu contra o arraial de Canudos dando início a uma série de combates sangrentos, que segundo Euclides da Cunha em “Os Sertões”, mostra o denodo do homem sertanejo na defesa da sua terra e do seu sertão como sua pátria e moradia.

A “Guerra de Canudos” mostra bem o processo da transição política que deu origem ao regime republicano brasileiro.

Jose Alfredo Evangelista - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 07/06/2021
Código do texto: T7273458
Classificação de conteúdo: seguro