Salto do Itiquira

Existem várias modalidades de salto: salto alto, salto em distância, salto de vara, salto em altura...

Quando falo em Salto logo me vem à cabeça o nome do lendário Adhemar Ferreira da Silva. Atleta brasileiro, primeiro bicampeão olímpico do nosso país. Conquistou as medalhas de ouro nas Olimpíadas de Helsinque em 1952 e em Melbourne, na Austrália em 1956, quando estabeleceu um novo recorde mundial para o Salto Triplo.

Porém, a obsessão de homens e mulheres, pelo Salto Alto, existe desde o século 17, quando foi criado pelo rei da França Luís XV, que queria ser mais alto do que seus 1,60m.

Como a França era lançadora de tendências, a moda se espalhou por toda a Europa e virou símbolo de Status.. Mas esse assunto vou deixar para uma outra ocasião.

Pois bem! Como sou um apaixonado pela beleza natural prefiro falar de um outro tipo de salto. Talvez por ser algo que conheço bem de pertinho. Vou me reportar ao Salto da cachoeira da serra do Itiquira, com seus 168 metros de altura de pura e rara beleza.

Para se chegar a esta maravilha esculpida pelas mãos da Mãe Natureza, basta pegar a rodovia GO 116 a partir de Goiânia e depois do km 27, seguir pela GO 524 por mais 6 km.

Quem estiver em Brasília pode ir pela BR-020, no sentido à cidade de Formosa, são aproximadamente, 91 km bem tranquilos.

A Natureza foi esplendida com esta preciosidade, é algo que merece ser visto com olhos atentos e bem abertos.

É preciso lembrar aos turistas mais afoitos, que a água é absurdamente fria: é de trincar os ossos da face.

É importante dizer aos marinheiros de primeira viagem que não se deve usar protetores solares para tomar banho nas cachoeiras. Esses produtos poluem rios e nascentes. Isto sem falar nos estragos que causam aos peixes e outros animais que vivem nessas águas.

Mas, mesmo com todos esses percalços, vale a pena conhecer a cachoeira, principalmente se o dia estiver quente e com sol raiando por entre as árvores que são enormes.

Depois de todos esses informes, fica lançado o convite para que desfrutem dessa maravilha incrustrada no coração do Planalto Central do País.

E por falar em salto...

Salto alto

Luís XV

ficaria maravilhado

com a sola vermelha de Louboutin

Pedro Cardoso DF
Enviado por Pedro Cardoso DF em 07/06/2021
Código do texto: T7273263
Classificação de conteúdo: seguro