O m i s s ã o

LONGE de mim exigir ou achar que todas as pessoas devam ser veementes e que reajam imediatamente aos arroubos e provocações dos truculentos e tiranetes de plantão. Ora, cada pessoa tem sua maneira de ser. Há, entendo, aqueles que são mais lentos e mais precavidos no que concerne à reação ante ameaças, injustiças e toda sorte de provocações. São lentos mas reagem de acordo com o seu tempo, à sua maneira. Conheço várias pessoas que são assim, inclusive familiares e amigos. Não sou um radical, mas não nego que sou passional e veemente, nunca seguro uma indignação. Infelizmente. Mas, juro, nunca reajo sem razão, mas deveria ser mais ponderado.

Bom, mas se entendo os que levam mais tempo para se posicionar contra as injustiças e toda sorte de violência e atentados contra a democracia, o mesmo não ocorre em relação aos omissos empedernidos, àqueles que se acovardam e se omitem em tempo integral. Estes eu não respeito. Mais: não os considero cidadãos. Para mim o omisso total não é gente, é coisa.

Não sei, mas acho que o omisso total pode pagar noutro plano de vida pela sua covardia. Lembro Dante Aligheri: "No inferno os lugares mais quentes são reservados para aqueles que escolheram aneutralidade nos temos de crise". Bingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/06/2021
Código do texto: T7272622
Classificação de conteúdo: seguro