Bem-Vindo a Nova Era

Ouvindo meu cunhado reclamar que a rede de lojas onde trabalha além de estar se financeirizando (fazendo papel de um banco), está criando um sistema de informatização onde a compra e venda de produtos se realiza sem a intermediação de um vendedor, ou seja, sem a necessidade de se pagar comissão, podendo resultar em sua demissão e dos demais trabalhadores daquele local. Explicado o motivo da crônica let's go!

Antes de mais nada, é sempre bom lembrar aos leitores que a maior parte dos vendedores, sim, aquelas pessoas que achamos chatas e inoportunas que não deixam a gente escolher nossas compras em paz, é comissionada, sendo essa grande parte ou a totalidade de seus salários, não possuindo vínculo empregatício tradicional, o que isso explica muita coisa por si só eu acho. Estou certo?

Outra coisa que precisamos entender é que o mundo inteiro está passando por uma fase de transformações chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, uma nova fase do capitalismo baseado na automatização e financeirização de praticamente todas as coisas.

É claro que esse processo se encontra acelerado em diversos países, mas como vivemos na periferia do capitalismo, as coisas demoram a chegar por aqui.

Dito isto, acredito que é somente questão de tempo, para não somente essa loja mas todas as lojas existentes implantarem esse sistema e não somente meu cunhado mas todos os vendedores de calçados perderem seus empregos e terem sua profissão extinta, aumentando o desemprego num país o número de desempregados se encontra por volta de 14 milhões de pessoas sem nenhuma ocupação.

Números esses, creio eu, que dificilmente voltará a diminuir.

Profissões como cobrador de ônibus, atendente de bilheteria, operador de telemarketing, porteiro entre outras, em breve deixarão de existir.

A inteligência artificial está aí para promover facilidade, menor custo, que por sua vez, aumenta a lucratividade para o empresário e maior eficiencia e qualidade para o consumidor, não sendo mais necessária a mão de obra braçal. Terceirização é coisa do passado.

Resultado: desemprego em massa, uberização, aumento do comércio ambulante, trabalho freenlacer, emprego em aplicativos de comidas que com uma mochila e bicicleta arrisca a própria vida por cinco reais nas grandes cidades, estarão em alta. As desigualdades num país onde a desigualdade é grande aumentará ainda mais, transformando-se em terrenos férteis para discursos populistas, de extrema-direita, de extrema-esquerda e demais ideologias políticas nefastas.

Lembrando que tal fenômeno é global não sendo exclusividade apenas do Brasil, mas o que fazer com essa futura massa de desempregados sem capacidade ou qualificação suficiente para se adaptarem aos novos tempos?

Eu juro que gostaria de ter a resposta, mas não tenho.

De resto, o futuro é logo ali. Quanto ao meu cunhado, preferi ficar quieto e pensando, não dizendo nada.