NEM MARX NEM PLATÃO*

NEM MARX NEM PLATÃO

 

 

Numa manhã de domingo, eu estava deitado na rede na varanda da frente de minha casa em Jauá, praia no litoral norte de Salvador, meditando sobre uma das proposições da Ética de Spinoza que era uma peça importante para a conclusão da minha tese de doutorado: Ordo et conexio idearum idem est ac ordo et conexio rerum, pensava eu em voz alta: a ordem das idéias é a mesma que a ordem das coisas. Que bela proposição que selava de modo brilhante o isomorfismo e a equivalência entre o mundo da matéria e o mundo das idéias. Nem Platão com sua primazia do mundo das idéias sobre ao mundo imperfeito das coisas e nem Marx com a sua prevalência da matéria sobre as idéias, estavam certos. Spinoza brilhantemente estabelecia a equivalência entre o mundo material e o mundo das idéias.

Absorto nessa reflexão nem me dera conta que meu caseiro Alex havia chegado e me vendo deitado na rede com o pensamento distante exclamou:

- O Sr.hoje tirou o dia pra descansar, né?

- Não, Alex, agora estou trabalhando!

Alex sorriu sem entender bem e foi cuidar do jardim.

Alguns dias depois resolvi aparar, com nosso cortador elétrico, a grama que já estava alta. Nada me vinha à mente senão observar as finas folhas de grama sendo arremessadas a distância pelo aparelho girando em alta rotação. E deliciava-me ver atrás de mim um rastro de grama já aparada que contrastava com a grama alta à minha frente. Com a mente vazia de pensamentos fui novamente surpreendido por Alex que me disse com o intuito de me elogiar:

- O Professor resolveu hoje tirar o dia para trabalhar, né?!

- Não Alex, hoje resolvi descansar!

Cheguei à conclusão que a proposição de Spinoza havia sido demonstrada pelo meu caseiro Alex de forma empírica: “quando pensam que estou descansando estou trabalhando e quando pensam que estou trabalhando, descanso! Nem Marx, nem Platão estavam certos!

*Extraído de meu livro de contos "Conversando com estátuas e outras histórias"

 

Roberto Leon Ponczek
Enviado por Roberto Leon Ponczek em 05/06/2021
Reeditado em 15/03/2022
Código do texto: T7272119
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.