OCORRÊNCIAS LAMENTÁVEIS
OCORRÊNCIAS LAMENTÁVEIS
“ Inteligência sem obras é tesouro enterrado. Perdão é lucro. ( Emmanuel).
“Se bem observares em torno de ti, perceberás que são muitos os teus semelhantes que, acicatados pela personalidade enodoada de personalismo, te pode influenciar negativamente, desde que te tomem desprevenido”. A mídia impressa está repleta de ocorrências lamentáveis. Perguntamos o que fazer? Sinceramente não sabemos. Não podemos ficar se evadindo e sim descortinando as mazelas que acontecem no cotidiano, através da nossa voz adornada sem recalcitrar jamais. Gritar, reclamar, deblaterar para que os sons de nossas vozes se façam ouvir pelas autoridades constituídas de nosso País. Vemos com certa desertura os descasos acontecidos com os problemas sociais no Brasil. “Desafio da educação”. Nenhum município do Ceará passa em teste do Ministério de Educação e Cultura ( MEC). Não atingir a nota 5 é triste e lamentável. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( ideb), que avalia a qualidade de ensino no País, revelam que nenhum município do Ceará conseguiu nota acima de 5. O analfabetismo e a evasão escolar são os principais desafios dos gestores municipais. As medidas para reverter esta realidade são o tema da nova série educação do O Povo. (Jornal O Povo 7/11/2007, primeiro caderno).
Policiais civis em greve, médicos, professores reclamam por melhores condições de trabalho e maior estímulo financeiro. Enquanto, essas nuanças se perpetuam, as corrupções crescem e assumem proporções incomensuráveis. Todos os dias um caso novo surge. Não existem distinções de classes, pois as mais variadas personalidades estão normalmente envolvidas nessas falcatruas. O problema do espaço aéreo continua. Os acidentes acontecem dizimando famílias inteiras. As medidas tomadas até agora não passam de Albornoz. A enganação continua. A conclusão que se pode chegar sem transparecer luzidias que possam minorar a situação em desalinho que se encontra parte da população brasileira, está na corrupção e no descaso das autoridades. Citada camada política foi eleita para nos representar, no entanto, o poder da locupletação fala mais alto. Passando de estado de puro incauto, para luminares do dando é que se recebe. Novo anexo da Assembléia Legislativa de Fortaleza deve custar R$ 30 milhões de reais. Lula e PT ( Partido de Trabalhadores) encerram polêmica sobre terceiro mandato. Médicos do Instituto José Frota paralisarão o atendimento no dia 12 de novembro. Adolescentes do Distrito Federal ( DF) seqüestram e matam irmão mais novo.
Segundo a delegada Suzana, o irmão mais velho, de 17, e a meio-irmã, de 13, mantinham relacionamento amoroso e planejavam usar o dinheiro do resgate pelo falso seqüestro do irmão mais novo para fugir. Eles tiveram ajuda de outros dois jovens. Isso pode se delinear como infância e jovialidade perdidas, por descaso na educação pelos pais ou vítimas da violência que está codificada no País. Em Pernambuco - 34 suspeitos por homicídios são presos. Garoto de 11 anos burla a ‘segurança’ fugindo de Cuiabá em avião e vai até São Paulo. Já notaram que de tudo acontece em nosso País. Desde a miséria a fome a quede de pequenas e grandes aeronaves, da seca causticante as enchentes calamitosas. Do nascituro de crianças indefesas a monstros cruéis e indomáveis. O tempo passa e a mesmice continua. Os santos não aceitam mais promessas, pois o homem não sai da imperfeição desoladora e cruel. Enquanto uns sempre querem mais, outros procuram surrupiar através de assaltos e crimes o que não lhes pertence. Os pobres sofrem e os ricos se acicatam com a desgraça alheia. Felizmente ainda contamos com o auxílio dos homens de boa vontade, do coração paterno e da caridade duradoura e eficaz. Neles encontraremos a paz. O sol nasceu para todos - a sombra para alguns. O direito igual para todos sempre foi extirpado dos estropiados, visto que a fatora benéfica sempre foi dizimada pelo egoísmo, pela inveja e a ambição humana.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E DA ALOMERCE