O gênero chamado drama refere-se aos textos literários feitos para serem representados no palco, tem sua origem na Grécia Antiga e, relaciona-se às festas religiosas em homenagem ao Deus Baco, o Deus do vinho e da alegria.
Em sua trajetória evolutiva foi esmaecendo sua ligação com a religiosidade e incorporando as influências históricas e culturais de seu tempo e também as características das fases literárias em que fora produzido.
O vocábulo “drama” em grego significa ação e suas principais características como a forma do texto em forma de diálogo, dividido em atos e cenas, com a presença das rubricas de espaço ou situação anterior de cada ato; sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho.
No drama, temos o protagonista que é o personagem central, o antagonista que quem se opõe ao protagonista, o coro que comenta a ação ao longo da peça e, a catarse que significa a purificação experimentada pelo público de uma tragédia, o qual poderia apaziguar suas angústias internas por meio de emoções representadas nas cenas.
Normalmente, a tragédia se imbui de tom sério e solene. E, o protagonista enfrenta grandes dificuldades, apresenta linguagem formal e, sua estrutura é composta por ação inicial feliz, mas, que tem um fatal desfecho. Há a presença de personagens nobres, reis, príncipes que sofrem o destino imposto pelos Deuses do Olimpo.
Existem os subgêneros do gênero dramático, como por exemplo, o auto que é peça teatral sobre temas religiosos ou profanos com teor moralizando e, através de alegorias, visa satirizar e educar.
Os personagens são frequentemente representados de forma abstrata, como os valores tais como honestidade, bondade, fome, inveja e afeto. Um exemplo é o Auto da Compadecida[1] de Ariano Suassuna.
Outro subgênero é a comédia onde se realiza a crítica dos defeitos humanos e da sociedade em geral, explorando situações burlescas, ridículas e cômicas do cotidiano. E, os personagens em geral são estereotipados.
A tragédia sempre narra acontecimentos que refletem adversidades e sofrimentos dos personagens, culminando em final funesto e, visa impressionar a audiência, ora provocando terror e compaixão. Outra subespécie é a tragicomédia que mistura, harmonicamente, as características da comédia e da tragédia. Há elementos cômicos ao lado de assuntos trágicos.
Já a farsa apresenta situações grotescas e ridículas do cotidiano e familiar. Tem tom exageradamente caricatural e satírico e, visa criticar a sociedade e provocar o riso da plateia. Cogita-se da crise do drama ou morte do drama por conta da pulverização das noções estruturais aristotélicas do drama.
Há a intromissão dos gêneros lírico e épico no drama, que tem no diálogo e na representação do tempo presente as características fundamentais. O teatro vivenciado a chamada crise do drama, pois é ha falência da construção cênica por causa da quebra das formas poéticas.
Antes, havia o drama clássico que tinha formas e conteúdos definidos, com característica intersubjetiva, isto é, postado em diálogos presenciais e acontecimentos que instituem uma relação de causa e efeito.
Em pleno século XVIII surgira o drama burguês, que pretendia unir as linguagens peculiares da tragédia e da comédia. Priorizava a criação do elo de identificação com o cidadão comum, para que desta forma, a ação dramática fosse enredar o espectador.
Do drama burguês surge o melodrama, que inicialmente buscava expressar elementos da tragédia, inserindo música e a própria ação dramática, muito similar a ópera por possuir esses elementos.
O melodrama caracteriza-se pelo forte apelo emocional, e entra o Séc. XX, com maior ênfase no sofrimento, sentimentalismo e tudo que possibilita impressionar e comover o espectador. Hoje ainda é forte o uso do melodrama no palco e nas diferentes mídias de entretenimento.
O drama é um desses conceito que mergulha em vasta e profunda polissemia, chegando mesmo dissipar-se. Estando ligado às duas formas artísticas soberanas que é a literatura e ao teatro. Já no campo da poética dos gêneros literários, o drama divide com a época e a lírica, trazendo assim, a tríade de possibilidades de representação do mundo através da narrativa.
Cada forma específica dotada de construção simbólica traz modos peculiares de se posicionar diante do mundo factível e das histórias narradas. Convém ressaltar que não se trata de campos estanques e delimitados, ainda que, em sua essência sejam puras.
O drama primário, unitário e intersubjetiva, tem sua dinâmica através da ação de personagens autônomos, destacados de uma instância narrativa exterior. E, seus interesses mobilizam conflitos de vontades que através do diálogo e do enfrentamento, movem a ação a partir de substanciais mudanças no rumo da história (são as chamadas peripécias).
Em sua totalidade, o drama tem origem dialética, pois não se desenvolve graças à intervenção do eu-épico na obra, mas mediante a superação, sempre efetivada e novamente destruída, da dialética intersubjetiva, que no diálogo se torna fluente linguagem.
No drama contemporâneo há uma infinidade de questionamentos complexos, o que requer os recursos de diversas áreas de conhecimento, entre as quais deve-se enfocar a psicologia analítica, cujo o foco principal é o ser humano em sua versão homo psíquico, dotado de uma psiquê (alma) e suas funções.
Conforme explicou Jung, sem a psiquê não existiria o mundo, ou mais precisamente, o mundo humano.
Sobretudo, hoje em dia quando o bem-estar futuro reconhecidamente não mais se decide pela ameaça de animais ferozes, pelas catástrofes naturais ou, ainda, pelo perigo de vastas e fulminantes pandemias, mas, única e exclusivamente pelas alterações psíquicas dos homens.
O homem contemporâneo não consegue perceber que, apesar de toda sua racionalização e toda a sua eficiência, continua possuído por 'forças' além do seu controle.
Seus deuses e demônios absolutamente não desaparecem; tem apenas novos nomes. E conservam-no em contato íntimo com a inquietude, apreensões vagas, complicações psicológicas, uma insaciável necessidade de pílulas, álcool, fumo, alimento e, acima de tudo, com uma enorme coleção, de neuroses...
O significado do drama contemporâneo nós arremessa para inexorável polissemia do existir humano.
Referências:
COLL, César, TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Arte. São Paulo: Ática, 2000.
JUNG, Carl Gustav. O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira,1964.
-------------------------- O Desenvolvimento da Personalidade. Petrópolis, Editora Vozes, 1981.
-------------------------- A Natureza da Psique. Petrópolis, Editora Vozes, 2009.
-------------------------- Presente e Futuro. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011a.
-------------------------- Civilização em Transição. Petrópolis: Editora Vozes, 2011b.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
VASCONCELOS, Luiz Paulo da Silva. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 2001.
Em sua trajetória evolutiva foi esmaecendo sua ligação com a religiosidade e incorporando as influências históricas e culturais de seu tempo e também as características das fases literárias em que fora produzido.
O vocábulo “drama” em grego significa ação e suas principais características como a forma do texto em forma de diálogo, dividido em atos e cenas, com a presença das rubricas de espaço ou situação anterior de cada ato; sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho.
No drama, temos o protagonista que é o personagem central, o antagonista que quem se opõe ao protagonista, o coro que comenta a ação ao longo da peça e, a catarse que significa a purificação experimentada pelo público de uma tragédia, o qual poderia apaziguar suas angústias internas por meio de emoções representadas nas cenas.
Normalmente, a tragédia se imbui de tom sério e solene. E, o protagonista enfrenta grandes dificuldades, apresenta linguagem formal e, sua estrutura é composta por ação inicial feliz, mas, que tem um fatal desfecho. Há a presença de personagens nobres, reis, príncipes que sofrem o destino imposto pelos Deuses do Olimpo.
Existem os subgêneros do gênero dramático, como por exemplo, o auto que é peça teatral sobre temas religiosos ou profanos com teor moralizando e, através de alegorias, visa satirizar e educar.
Os personagens são frequentemente representados de forma abstrata, como os valores tais como honestidade, bondade, fome, inveja e afeto. Um exemplo é o Auto da Compadecida[1] de Ariano Suassuna.
Outro subgênero é a comédia onde se realiza a crítica dos defeitos humanos e da sociedade em geral, explorando situações burlescas, ridículas e cômicas do cotidiano. E, os personagens em geral são estereotipados.
A tragédia sempre narra acontecimentos que refletem adversidades e sofrimentos dos personagens, culminando em final funesto e, visa impressionar a audiência, ora provocando terror e compaixão. Outra subespécie é a tragicomédia que mistura, harmonicamente, as características da comédia e da tragédia. Há elementos cômicos ao lado de assuntos trágicos.
Já a farsa apresenta situações grotescas e ridículas do cotidiano e familiar. Tem tom exageradamente caricatural e satírico e, visa criticar a sociedade e provocar o riso da plateia. Cogita-se da crise do drama ou morte do drama por conta da pulverização das noções estruturais aristotélicas do drama.
Há a intromissão dos gêneros lírico e épico no drama, que tem no diálogo e na representação do tempo presente as características fundamentais. O teatro vivenciado a chamada crise do drama, pois é ha falência da construção cênica por causa da quebra das formas poéticas.
Antes, havia o drama clássico que tinha formas e conteúdos definidos, com característica intersubjetiva, isto é, postado em diálogos presenciais e acontecimentos que instituem uma relação de causa e efeito.
Em pleno século XVIII surgira o drama burguês, que pretendia unir as linguagens peculiares da tragédia e da comédia. Priorizava a criação do elo de identificação com o cidadão comum, para que desta forma, a ação dramática fosse enredar o espectador.
Do drama burguês surge o melodrama, que inicialmente buscava expressar elementos da tragédia, inserindo música e a própria ação dramática, muito similar a ópera por possuir esses elementos.
O melodrama caracteriza-se pelo forte apelo emocional, e entra o Séc. XX, com maior ênfase no sofrimento, sentimentalismo e tudo que possibilita impressionar e comover o espectador. Hoje ainda é forte o uso do melodrama no palco e nas diferentes mídias de entretenimento.
O drama é um desses conceito que mergulha em vasta e profunda polissemia, chegando mesmo dissipar-se. Estando ligado às duas formas artísticas soberanas que é a literatura e ao teatro. Já no campo da poética dos gêneros literários, o drama divide com a época e a lírica, trazendo assim, a tríade de possibilidades de representação do mundo através da narrativa.
Cada forma específica dotada de construção simbólica traz modos peculiares de se posicionar diante do mundo factível e das histórias narradas. Convém ressaltar que não se trata de campos estanques e delimitados, ainda que, em sua essência sejam puras.
O drama primário, unitário e intersubjetiva, tem sua dinâmica através da ação de personagens autônomos, destacados de uma instância narrativa exterior. E, seus interesses mobilizam conflitos de vontades que através do diálogo e do enfrentamento, movem a ação a partir de substanciais mudanças no rumo da história (são as chamadas peripécias).
Em sua totalidade, o drama tem origem dialética, pois não se desenvolve graças à intervenção do eu-épico na obra, mas mediante a superação, sempre efetivada e novamente destruída, da dialética intersubjetiva, que no diálogo se torna fluente linguagem.
No drama contemporâneo há uma infinidade de questionamentos complexos, o que requer os recursos de diversas áreas de conhecimento, entre as quais deve-se enfocar a psicologia analítica, cujo o foco principal é o ser humano em sua versão homo psíquico, dotado de uma psiquê (alma) e suas funções.
Conforme explicou Jung, sem a psiquê não existiria o mundo, ou mais precisamente, o mundo humano.
Sobretudo, hoje em dia quando o bem-estar futuro reconhecidamente não mais se decide pela ameaça de animais ferozes, pelas catástrofes naturais ou, ainda, pelo perigo de vastas e fulminantes pandemias, mas, única e exclusivamente pelas alterações psíquicas dos homens.
O homem contemporâneo não consegue perceber que, apesar de toda sua racionalização e toda a sua eficiência, continua possuído por 'forças' além do seu controle.
Seus deuses e demônios absolutamente não desaparecem; tem apenas novos nomes. E conservam-no em contato íntimo com a inquietude, apreensões vagas, complicações psicológicas, uma insaciável necessidade de pílulas, álcool, fumo, alimento e, acima de tudo, com uma enorme coleção, de neuroses...
O significado do drama contemporâneo nós arremessa para inexorável polissemia do existir humano.
Referências:
COLL, César, TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Arte. São Paulo: Ática, 2000.
JUNG, Carl Gustav. O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira,1964.
-------------------------- O Desenvolvimento da Personalidade. Petrópolis, Editora Vozes, 1981.
-------------------------- A Natureza da Psique. Petrópolis, Editora Vozes, 2009.
-------------------------- Presente e Futuro. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011a.
-------------------------- Civilização em Transição. Petrópolis: Editora Vozes, 2011b.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
VASCONCELOS, Luiz Paulo da Silva. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 2001.
[1] É uma obra-prima de Ariano Suassuna e, foi escrita em 1955 e encenada pela primeira vez em 1956 no Teatro Santa Isabel. Trata-se de uma peça dividida em três atos e tem como contexto o sertão nordestino. Foi uma obra a ter forte influência da tradição popular. João Grilo e Chicó são os amigos inseparáveis que protagonizarão a história vivida no sertão nordestino. Assolados pela fome, pela aridez, pela seca, pela violência e pela pobreza, tentando sobreviver num ambiente hostil e miserável, os dois amigos usam da inteligência e da esperteza para contornarem os problemas.