COMO PAREI DE FUMAR – FRASE FATAL

No último dia 31 de maio comemorou-se “O Dia Mundial Sem Tabaco", criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Em vista, o noticiário na TV, a respeito, lembrou-me de como parei de fumar.

Todos nós sabemos que existem inúmeras recomendações de como parar de fumar, mas para mim nenhuma delas adiantou. O que efetivamente resolveu foi tão somente uma frase, uma frase que eu a denomino de "frase fatal". Explico: Já faziam três meses que não fumava e certo dia, após o jantar, tive uma intensa vontade de fumar, aí pedi em voz baixa e suave a minha esposa: “Não tem aí um cigarrinho, estou com vontade de fumar”. Ela por sua vez também de voz baixa e suave com uma "frase fatal" respondeu: “Tem. Eu guardei uma carteira pela metade, pois sabia que você não iria parar de fumar”. A resposta foi um choque, balde de água fria, sem dúvida flechada na mosca. Confesso, fiquei muito bravo. Bravo comigo mesmo por ter tido vontade de fumar e também com ela porque "cortou meu barato", como se diz popularmente. Naquele instante, em fração de segundos, refleti: “Paro de fumar ou continuo?". A decisão foi: “PARO”, e de imediato amassei a carteira e a joguei no lixo e nunca mais coloquei cigarro algum na boca, isso já faz mais de trinta anos.

Resulta daí, que com o tempo começamos a perceber que as palavras no tempo certo são vida e que ditas da maneira certas são de grande sabedoria. Bendito aquele momento, nunca mais fumei, bendita "frase fatal"!